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dc.creatorSouto, Izadora Aguiar
dc.date.accessioned2020-11-18T12:12:49Z-
dc.date.available2020-11-18T12:12:49Z-
dc.date.issued2018-06-22
dc.identifier.citationSOUTO, Izadora Aguiar. Análise de métodos de cálculo do índice de condição do pavimento aplicado à gerência de pavimentos urbanos. 2018. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14572-
dc.description.abstractThe pavement is an important component of the urban infrastructure, executed in order to provide safety, comfort and economy to the bearing. Its performance is a function of traffic demands, climatic factors, but also of maintenance and rehabilitation activities during its useful life. The management of pavements is the system that aims to plan the decisions regarding the activities related to pavements, to optimize the application of investments. In this work, some methods of obtaining the Pavement Condition Index (PCI) were analyzed in order to investigate alternative ways of obtaining data for Urban Pavement Management Systems (UPMS) feeding. Therefore, a field defect survey was necessary for subsequent application of some ICP methods: (1) ICP method adapted from the Asphalt Institute (AI) worksheet and based on the defects considered by the SHRP Program (Strategic Highway Research Program) (2) ICP method proposed by Zanchetta (2005), (3) ICP method proposed by Zanchetta (2017), (4) ICP method proposed by Páez (2015) with analysis of 15 defects, (5) method proposed by Páez (2015) with analysis of 10 defects and (6) method of the ICP proposed by Páez (2015), with analysis of 5 defects. With the ICP values, an analysis of the results obtained from the different methods was carried out, based on the indicative of the condition of the structure and interventions at the network level. It can be noticed that the particularities of the methods interfere in the results. Simplifications to increase the practicality of the survey may not provide an adequate intervention indicative, which shows the importance of a subjective analysis by specialized professionals as a basis for the calibration of defect scoring bands and their weighting factors. At the project level, it was suggested the necessary interventions for the defects found, as well as the continuity of monitoring of the sections evaluated, in accordance with the objectives of the pavement management.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)pt_BR
dc.subjectRuaspt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectStructural analysis (Engineering)pt_BR
dc.subjectStreetspt_BR
dc.titleAnálise de métodos de cálculo do índice de condição do pavimento aplicado à gerência de pavimentos urbanospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of calculation methods of the pavement condition index applied to the management of urban pavementspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO pavimento é um componente importante da infraestrutura urbana, executado de modo a proporcionar segurança, conforto e economia ao rolamento. Seu desempenho é função de solicitações de tráfego, fatores climáticos, mas também das atividades de manutenção e reabilitação durante sua vida útil. A gerência de pavimentos é o sistema que visa planejar as tomadas de decisões quanto às atividades relacionadas aos pavimentos, para otimizar a aplicação de investimentos. Neste trabalho, inserido no contexto de Sistemas de Gerência de Pavimentos Urbanos (SGPU), são analisados alguns métodos de obtenção do Índice de Condição do Pavimento (ICP) com o intuito de investigar vias alternativas de obtenção de dados para a alimentação de SGPU. Para tal, se fez necessário um levantamento de defeitos em campo, para posterior aplicação de alguns métodos de ICP: (1) método de ICP adaptado da planilha do Instituto do Asfalto (IA) e baseado nos defeitos considerados pelo Programa SHRP (Strategic Highway Research Program), (2) método do ICP proposto por Zanchetta (2005), (3) método do ICP proposto por Zanchetta (2017), (4) método do ICP proposto por Páez (2015) com análise de 15 defeitos, (5) método proposto por Páez (2015) com análise de 10 defeitos e (6) método do ICP proposto por Páez (2015), com análise de 5 defeitos. De posse dos valores de ICP, realizou-se uma análise dos resultados obtidos a partir dos diferentes métodos, baseado nos indicativos de condição da estrutura e intervenções em nível de rede. Pode-se perceber que as particularidades dos métodos interferem nos resultados. Simplificações para aumentar a praticidade do levantamento podem não fornecer um indicativo de intervenção adequado, o que mostra a importância de uma análise subjetiva por profissionais especializados como base para a calibração das faixas de pontuação dos defeitos e seus fatores de ponderação. Em nível de projeto, foram indicadas as intervenções necessárias para os defeitos encontrados, bem como a continuidade de monitoramento das seções avaliadas, em conformidade com os objetivos da gerência de pavimentos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.contributor.referee1Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.contributor.referee2Trombetta, Jairo
dc.contributor.referee3Siliprandi, Elizângela Marcelo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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