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Campo DCValorIdioma
dc.creatorWolfart, Jaqueline
dc.date.accessioned2020-11-18T12:10:12Z-
dc.date.available2020-11-18T12:10:12Z-
dc.date.issued2017-11-20
dc.identifier.citationWOLFART, Jaqueline. Proposta de substituição do pavimento existente por pavimento rígido nas paradas de ônibus de Pato Branco - PR. 2017. 122 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14548-
dc.description.abstractThis study aims to develop proposal to replace the pavement in the bus stops in Pato Branco – PR. In order to do so, it was designed a structure capable of supporting the applied forces from the maximum loads per active traffic axis, which was also able to support the braking and acceleration of the buses, the vehicles that request the bus stops pavement the most. That being the case, the proposed design of the rigid pavement structure comprehend the methodology used in Brazil, from Portland Cement Association (PCA) from 1984. It is possible to use rigid pavement in areas intended to large repetitive efforts, mainly originated from the action of static heavy loads, when taking due care to the foundation ground studies and to the specified underlying materials. The terrain investigation was performed by characterizing the soil in a specified point of the city, thus obtaining the sub-base coefficient of settlement due to correlation with the subgrade coefficient of settlement, a fundamental parameter to the design. The traffic study, another essential parameter to design the structure, was conducted through manual volumetric counting, performed by the author. A joint project was designed, to compose de proposal in rigid pavement, along with its respective detailing and specification, comprehending the transverse load transfer bars arrangement, necessary due to traffic and pavement dimensions. At the end, it was estimated the unitary cost of the proposal to replace the flexible pavement by the rigid pavement in the bus stops of Pato Branco – PR. This proposal was elaborated to mitigate the occurrence of apparent defects in these places, as well as the number of interventions realized in the existent pavement, which usually causes inconveniences to local traffic.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTrânsito - Sinais e sinalizaçãopt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectPavimentos flexíveispt_BR
dc.subjectTraffic signs and signalspt_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectPavements, Flexiblept_BR
dc.titleProposta de substituição do pavimento existente por pavimento rígido nas paradas de ônibus de Pato Branco - PRpt_BR
dc.title.alternativeProposal of replacing the existing pavement by rigid pavement in the bus stops of Pato Branco - PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo a elaboração de uma proposta para substituição do pavimento nos pontos de parada de ônibus da cidade de Pato Branco-PR. Para isto, foi realizado o dimensionamento de uma estrutura capaz de suportar os esforços solicitantes das cargas do tráfego atuante, sendo capaz de suportar também a frenagem e aceleração dos ônibus, veículos que mais solicitam o pavimento no ponto de parada. Para tanto, o dimensionamento proposto da estrutura de pavimento rígido compreende o uso da metodologia utilizada no Brasil, do Portland Cement Association (PCA) de 1984. O pavimento rígido pode ser utilizado em áreas destinadas a grandes esforços repetitivos, principalmente oriundos da ação de cargas pesadas estáticas, quando tomados os devidos cuidados quanto ao estudo do terreno de fundação e dos materiais subjacentes especificados. O estudo do terreno foi realizado por meio de caracterização de solo de um ponto específico da cidade, obtendo assim o coeficiente de recalque da sub-base através de correlação com o coeficiente de recalque do subleito, parâmetro fundamental para o dimensionamento. O estudo do tráfego, outro parâmetro também essencial para o dimensionamento da estrutura, foi realizado através de contagem volumétrica manual, feita pelo autor. Para a solução em pavimento rígido foi realizado um projeto de juntas, com seu respectivo detalhamento e especificação, compreendendo as disposições transversais com barras de transferência de carga, devido ao tráfego e às dimensões do pavimento. Por fim, foi realizada uma estimativa do custo unitário da proposta de substituição do pavimento flexível por pavimento rígido nos pontos de parada de ônibus da cidade de Pato Branco-PR. Esta proposta foi elaborada a fim de minimizar a incidência de defeitos nestes locais, bem como o número de intervenções realizadas no pavimento, que geralmente causam transtornos ao trânsito local.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Trombetta, Jairo
dc.contributor.referee1Trombetta, Jairo
dc.contributor.referee2Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.contributor.referee3Siliprandi, Elizângela Marcelo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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