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dc.creatorRuaro, Thiago Augusto
dc.date.accessioned2020-11-18T12:07:26Z-
dc.date.available2020-11-18T12:07:26Z-
dc.date.issued2016-11-23
dc.identifier.citationRUARO, Thiago Augusto. Análise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviário. 2016. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14520-
dc.description.abstractLooking at the sustainable development of cities, using as a base the National Politics of Urban Mobility, that has as one of its principles to priotize the non-motorized modes of transportation over the motorized modes. This work was developed with the objective of evaluating the existing cycling infrastucture in the city of Pato Banco, Paraná, while also analyzing a area of study limited to inside the central region of the city, composed of eleven thoroughfares on the North-South axis and thirteen thoroughfares on the East-West axis, with a focus on the possible implementation of a cycling route. For the evaluation of the existing cycling infrastructire, IMUS (Index for Sustainable Urban Mobility) was partly used as a resource. In order to evaluate the streets, two other resources were used: Stress Level by Sorton and Walsh and Florida Roadway Condition Index (RCI) by Epperson-Davis. In the end, crossing the obtained results from the different resources with the subjective evaluation done in the field, a final classification of the thoroughfares on a map is presented. In conclusion, in respect to the current cycling system of the city, that is not actually thought of as a system, but more that some thoroughfares that have some form of infrastructure don't have any connection with each other. However, in relation to the studied area of the central region, the majority of the thoroughfares were verified to have great potential in behaving like cycling routes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCicloviaspt_BR
dc.subjectMobilidade residencialpt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectEspaços públicospt_BR
dc.subjectBicycle trailspt_BR
dc.subjectResidential mobilitypt_BR
dc.subjectCity planningpt_BR
dc.subjectPublic spacespt_BR
dc.titleAnálise do atual sistema cicloviário da cidade de Pato Branco e das ruas do anel central da cidade com foco no modal cicloviáriopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of current cycling system of the city Pato Branco and the streets of the central ring of the city with a focus on the cycling method of transportationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoVisando o desenvolvimento sustentável das cidades, tomando por base a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que tem como uma das diretrizes priorizar os modais não motorizados sobre os modais motorizados, este trabalho se desenvolveu com objetivo de avaliar a infraestrutura cicloviária existente na cidade de Pato Branco – PR, bem como, analisar uma área de estudo delimitada dentro da região central da cidade, composta por onze vias no eixo Norte-Sul e treze vias no eixo Leste-Oeste, com foco na possível implantação de uma rota cicloviária. Para a avaliação da infraestrutura cicloviária existente, utilizou-se de forma parcial a ferramenta IMUS – Índice de Mobilidade Urbana Sustentável. Já para a análise das vias, fez-se uso de duas outras ferramentas: Nível de Stress de Sorton e Walsh e Índice de Condição das Vias (ICV) da Flórida de Epperson-Davis. Ao final, cruzando os resultados obtidos pelas ferramentas com a avaliação subjetiva realizada em campo, apresentou-se a classificação final das vias em um mapa síntese. Concluiu-se, a respeito do sistema cicloviário atual da cidade, que este não está sendo pensado como um sistema, visto que as vias que possuem alguma infraestrutura não possuem nenhuma conexão entre si. Contudo, em relação à área delimitada na região central, verificou-se que a maior parte das vias possui grande potencial em comportar rotas cicloviárias.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Conterno, Rayana Carolina
dc.contributor.referee1Conterno, Rayana Carolina
dc.contributor.referee2Trombetta, Jairo
dc.contributor.referee3Larcher, José Valter Monteiro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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