Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14489
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Franco, Yasmim Vacarin | |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T12:04:43Z | - |
dc.date.available | 2020-11-18T12:04:43Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-20 | |
dc.identifier.citation | FRANCO, Yasmim Vacarin. Análise de uma modelagem para passarelas de pedestre sobre rodovias. 2015. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14489 | - |
dc.description.abstract | Road transportation is the most widely used system for moving passengers and cargo transportation in Brazil. Adding this to the turbulent and inordinate growing of the cities, there is a need for pedestrian walkway implementation over highways, an essential security element. These walkways are usually built without deep studies of deployment and use, so that public money is often misapplied, since pedestrians - target audience of this construction - wind up not taking advantage of it. This work comes to show the importance of a better use of walkways, as well as the security provided for them by decreasing traffic accidents involving pedestrians. All this through a case study on the walkway insertion region and a project of an attractive architectural design to the public. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Rodovias - Medidas de segurança | pt_BR |
dc.subject | Acidentes de trânsito - Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Pedestres - Projetos de facilidades | pt_BR |
dc.subject | Roads - Safety measures | pt_BR |
dc.subject | Traffic accidents - Prevention | pt_BR |
dc.subject | Pedestrian facilities design | pt_BR |
dc.title | Análise de uma modelagem para passarelas de pedestre sobre rodovias | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O transporte rodoviário é o sistema mais utilizado para movimentação de passageiros e transporte de cargas no Brasil. Somando isto com o fato do crescimento desordenado das cidades, tem-se a necessidade de implantação de passarelas de pedestres sobre rodovias, um fundamental elemento de segurança. Estas passarelas são, normalmente, construídas sem estudos significativos de implantação e de utilização, fazendo com que o dinheiro público seja, muitas vezes, mal aplicado, já que os pedestres – público alvo desta construção – acabam não aproveitando. Este trabalho vem com o intuito de mostrar a importância de um melhor aproveitamento das passarelas, assim como, a segurança por elas proporcionada, diminuindo acidentes de trânsito envolvendo pedestres. Tudo isso, através de um estudo de caso na região de inserção da passarela e de um projeto arquitetônico atrativo à população. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sabbi, Volmir | |
dc.contributor.referee1 | Sabbi, Volmir | |
dc.contributor.referee2 | Cézar Júnior, Paulo | |
dc.contributor.referee3 | Trombetta, Jairo | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COECI_2015_2_32.pdf | 6,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.