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dc.creatorGomes Junior, Ernesto Valdecir
dc.creatorDuarte, Renato Damião
dc.date.accessioned2020-11-18T11:57:10Z-
dc.date.available2020-11-18T11:57:10Z-
dc.date.issued2018-11-20
dc.identifier.citationGOMES JUNIOR, Ernesto Valdecir; DUARTE, Renato Damião. Análise de levantamento de defeitos em superfície de pavimentos asfálticos a partir do uso de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA). 2018. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14347-
dc.description.abstractThe awful conditions of national highway network many parts, allied with the current economic scenario, imply the necessity of new technologies applicated to Pavement Management Systems, looking for the processes optimization and a better allocation of the available resources. Nowadays, it has being studied the Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) use in pavement management, especially because of the automatic survey possibility, with low interference and a lot of indicators related to traffic and road infrastructure. This work has the objective to examine the applicability of defects identification on asphalt pavements surface using UAVs. The study was held by the defects evaluation in an urban pavement stretch by hiking identification and by manual and supervised classifications with UAVs mapping. It took place a comparative in terms of the defects type and extension assertiveness, the length and the costs of each evaluation methods. The results suggest that the manual classification method presented agreeing results with the reality seen on the studied stretch. For the supervised classification methods, due the barriers found, the results seen was less satisfactory. However, if using suitable equipment with a detailed technical knowledge, the methodologies present great potential of improvement. Despite the initial cost and longer time required for data acquisition, the UVAs methods have great potential, which may bring many benefits to its technology range of applications.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)pt_BR
dc.subjectPavimentos - Defeitospt_BR
dc.subjectVeículo aéreo não tripuladopt_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.subjectPavementspt_BR
dc.subjectStructural analysis (Engineering)pt_BR
dc.subjectPavements - Defectspt_BR
dc.subjectDrone aircraftpt_BR
dc.subjectGeographic information systemspt_BR
dc.titleAnálise de levantamento de defeitos em superfície de pavimentos asfálticos a partir do uso de Aeronave Remotamente Pilotada (RPA)pt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of evaluation of the surface of asphalt pavement using Unmanned Aerial Vehicles (UAV)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs péssimas condições de boa parte da malha rodoviária nacional, aliadas ao atual cenário econômico, indicam a necessidade de aplicação de novas tecnologias aplicadas a Sistemas de Gerência de Pavimentos (SGP), visando a otimização de processos e um melhor direcionamento dos recursos disponíveis. Atualmente, tem-se investigado o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAs) para o monitoramento de rodovias, especialmente pela possibilidade do levantamento automático, de baixa interferência, de diversos parâmetros relacionados ao tráfego e à infraestrutura viária. Neste trabalho, objetivou-se a análise da aplicabilidade do levantamento de defeitos na superfície de pavimentos asfálticos com o uso de RPAs. O estudo foi realizado a partir da avaliação de defeitos em um trecho de pavimento urbano por meio de um levantamento por caminhamento e de uma classificação manual, e supervisionada, de imagens geradas por uma RPA. Realizou-se um comparativo em termos de assertividade do tipo e da extensão dos defeitos, de tempo e de custos para cada método de avaliação. Os resultados indicaram que o método de classificação manual apresentou respostas condizentes com a realidade observada no trecho estudado. Já para as metodologias de classificação supervisionadas, devido a diversas limitações encontradas, os resultados foram menos satisfatórios. No entanto, com os equipamentos adequados e um refinamento dos procedimentos de classificação, as metodologias apresentam grande potencial de melhoria. Apesar da RPA apresentar um custo inicial elevado e demandarem um tempo maior para a aquisição dos dados, pode trazer diversos benefícios à gerência de pavimentos, especialmente pelas diversas aplicações que a tecnologia abrange.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.contributor.advisor-co1Felipetto, Henrique dos Santos
dc.contributor.referee1Bisconsini, Danilo Rinaldi
dc.contributor.referee2Trombetta, Jairo
dc.contributor.referee3Tabalipa, Ney Lyzandro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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