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dc.creatorTomé, Karina Taiza
dc.date.accessioned2020-11-18T11:56:58Z-
dc.date.available2020-11-18T11:56:58Z-
dc.date.issued2018-06-21
dc.identifier.citationTOMÉ, Karina Taiza. Análise dos níveis de serviço das calçadas públicas: um estudo na região central da cidade de Cascavel - PR. 2018. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14339-
dc.description.abstractWalking is the most basic means of locomotion of the human being. So people at some point in the day make use of the sidewalks, because they take them to the places they want. From this, a concern was raised to analyze the comfort, safety and quality of public sidewalks, as well as their general performance and accessibility. The main objective of this work was to analyze the level of service of sidewalks in a region of the city center of Cascavel – PR. For this fifteen blocks were selected, with a greater flow of people, totaling fifty - nine sections evaluated. For the evaluation of the stretches, it was based on the tool proposed by Ferreira and Sanches (2001), in which are evaluated the indicators of safety, maintenance, width of the sidewalks, public safety, visual attractiveness and also the type of pavement material. Besides that, the safety of pedestrians crossing was analyzed as well as a direct interview with a select group of users. Finally, the results were organized into charts and tables, and then the analyzes were performed and a synthesis map was then created with the service levels of each section. It was concluded that, regarding the service levels, the conditions of the public sidewalks of the selected section are in optimal and good conditions, in the main, that is, they are adequately adapted to the users. Regarding safety on the crossing, it was also noticed that most of the passages are correctly signposted.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCalçadaspt_BR
dc.subjectÁreas para pedestrespt_BR
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectNormas técnicas (Engenharia)pt_BR
dc.subjectSidewalkspt_BR
dc.subjectPedestrian areaspt_BR
dc.subjectBarrier-free designpt_BR
dc.subjectStandards, Engineeringpt_BR
dc.titleAnálise dos níveis de serviço das calçadas públicas: um estudo na região central da cidade de Cascavel - PRpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of service levels of public sidewalks: a case study in the city of Cascavel - PRpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCaminhar é o meio de locomoção mais básico do ser humano. Sendo assim, as pessoas em algum momento do dia fazem uso das calçadas, pois são elas que as levam aos lugares pretendidos. A partir disso, despertou-se uma preocupação em analisar o conforto, segurança e a qualidade das calçadas públicas, bem como seu desempenho geral e acessibilidade. Este trabalho teve como objetivo principal analisar o nível de serviço das calçadas em uma região do centro da cidade de Cascavel – PR. Para isso foram selecionadas quinze quadras, consideradas com maior fluxo de pessoas, totalizando cinquenta e nove trechos avaliados. Para a avaliação dos trechos, baseou-se na ferramenta proposta por Ferreira e Sanches (2001), nos quais são avaliados os indicadores de segurança, manutenção, largura da calçada, segurança pública, atratividade visual e também o tipo de material do pavimento. Além disso, foram analisadas também a segurança na travessia para os pedestres, como também feito uma entrevista direta a um seleto grupo de usuários. Por fim, os resultados foram organizados em tabelas e quadros, e então feita as análises e posteriormente criado um mapa síntese com os níveis de serviço de cada trecho. Concluiu-se que, a respeito dos níveis de serviço, as condições das calçadas públicas do trecho selecionado encontram-se em condições ótimas e boas, em sua maioria, ou seja, estão devidamente adequadas aos usuários. Em relação a segurança na travessia, percebeu-se também que a maioria dos trechos estão sinalizados corretamente.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Conterno, Rayana Carolina
dc.contributor.referee1Conterno, Rayana Carolina
dc.contributor.referee2Larcher, José Valter Monteiro
dc.contributor.referee3Sabbi, Volmir
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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