Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReolon, Jéssica Gimenez
dc.date.accessioned2020-11-18T11:56:42Z-
dc.date.available2020-11-18T11:56:42Z-
dc.date.issued2018-06-28
dc.identifier.citationREOLON, Jéssica Gimenez. Integração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PR. 2018. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14327-
dc.description.abstractAlthough the uses of bycicles being quite ignored on transports planning process, it still being one of few means considered as ideal, due to efficiency to move on urbana areas. However, it is seen as a recreation object in reasons of urbanistic questions of cities which retain it use on day by day. Looking Pato Branco streets can be notices that there is a difficulty on bycicles uses because the declivity, due to rugged relief, and lack of space for cyclists, mainly on the principle route, where it concentrate a huge flux of vehicle. To help cyclists on urban areas moves, cycle paths were traced based on county relief To do that 3D images, created by Qgis software were used. And the cycle path in central area were traced besed on Ruaro (2016) researches, that classified the routes as to quality for a future cycle path implantation. From the preliminary tracing a data field was done to evaluate the viability of routes to receive cycle paths. To do that a Global Position System was used to measure the inclination of streets and, for places that presented high declivity integration points were proposed to move with a support of public transports. Thereby, can be concluded that the county has potential to receive cycle paths, provided there is a planning which covers all trasports modals, being accessible and sustainable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectCicloviaspt_BR
dc.subjectMobilidade residencialpt_BR
dc.subjectTransportes - Planejamentopt_BR
dc.subjectTransportationpt_BR
dc.subjectBicycle trailspt_BR
dc.subjectResidential mobilitypt_BR
dc.subjectTransportation - Planningpt_BR
dc.titleIntegração de modais de transporte: sistema sustentável e inclusiva para o município de Pato Branco - PRpt_BR
dc.title.alternativeTranport modals integration: sustainable and inclusive system to Pato Branco citypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoApesar do uso da bicicleta ser bastante ignorado nos processos de planejamento de transportes, ela continua sendo um dos poucos meios considerada como ideal, devido a sua eficácia para se deslocar nas áreas urbanas. No entanto, ela é vista como um objeto de lazer em razão das questões urbanísticas das cidades que impedem o seu uso no dia a dia. Observando as ruas de Pato Branco percebe-se que uma das dificuldades do uso da bicicleta se dá pela alta declividade decorrente do relevo acidentado e da falta de espaço para os ciclistas, principalmente na via principal, onde se concentra o grande fluxo de veículos. Para auxiliar os ciclistas no deslocamento na área urbana foram traçadas ciclorrotas com base no relevo do município, para isso utilizou-se imagens 3D geradas pelo software Qgis. Já as cilorrrotas da área central foram traçadas com base no estudo realizado por Ruaro (2016), que classificou as vias quanto à qualidade para uma futura implantação de ciclovias. A partir do traçado preliminar realizou-se um levantamento de campo para avaliar a viabilidade das vias para o recebimento das ciclorrotas. Para isto, utilizou-se o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para mensurar a inclinação das mesmas e, para os locais que apresentaram alta declividade foram propostos pontos de integração para se deslocar com o auxílio do transporte público coletivo. Deste modo, conclui-se que o município tem potencial para receber ciclorrotas, deste que haja um planejamento que abranja todos os modais de transporte, sendo ele acessível e sustentável.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira Filho, José Ilo
dc.contributor.advisor-co1Freitas, Vaneza Andrea Lima de
dc.contributor.referee1Pereira Filho, José Ilo
dc.contributor.referee2Freitas, Vaneza Andrea Lima de
dc.contributor.referee3Larcher, José Valter Monteiro
dc.contributor.referee4Pontes, Priscila da Silva Victorino
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Construção Civilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COECI_2018_1_35.pdf2,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.