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dc.creatorCella, Vanessa
dc.date.accessioned2020-11-17T11:53:18Z-
dc.date.available2020-11-17T11:53:18Z-
dc.date.issued2014-10-09
dc.identifier.citationCELLA, Vanessa. Avaliação de desempenho em instituições de ensino superior: análise bibliométrica e de conteúdo da literatura científica nacional. 2014. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14268-
dc.description.abstractThis survey’s purpose is to study the actual situation of the performance evaluation’s growth in the Universities under the national scientific community bias. It is characterized as exploratory-descriptive and has a qualitative and quantitative approach. The research’s tool used was the bibliometric analysis and content analysis. The bibliometric analysis shows inside of the bibliometric portfolio, composed by 14 articles, that: (i) there was not authors repeated inside the portfolio; (ii) the time analysis got a result, which the most productive years in articles were 2007 and 2009; (iii) the most mentioned article was “National System of Evaluation and Education’s Information (SINAES)” written by Maria Helena Guimarães de Castro published in 2000; (iv) among the 14 articles of portfolio, in which key-words were used, the most mentioned were Evaluation and SINAES;(v) the most emphasized periodicals were Evaluation – College Education Evaluation Magazine (Campinas) and Essay: Public Polices Evaluation. Regarding the content analysis was possible to point, (i) the tools and (ii) indicators, being the most used tools were; SINAES - National System of Evaluation and Education’s Information; and DEA – Data Envelopment Analysis, being both multi criteria approach; and the most used indicators were; (CPC) Course Preliminary Concept, (IGC) Course’s General Index, both used by the tool SINAES; lastly the indicators were classified by; education, research, extension, administrative and general, highlighting that indicators classified as, Education, were the most used, corresponded to 63% of the sample.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectPadrões de desempenhopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectPerformance standardspt_BR
dc.subjectEducation, Higher - Evaluationpt_BR
dc.subjectBibliometricspt_BR
dc.titleAvaliação de desempenho em instituições de ensino superior: análise bibliométrica e de conteúdo da literatura científica nacionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo levantar a situação atual do desenvolvimento da avaliação de desempenho em instituições de ensino superior sob o viés da comunidade científica nacional. O trabalho caracterizou-se como exploratório descritivo e a abordagem qualitativa e quantitativa. O instrumento de pesquisa utilizado foi à análise bibliométrica e a análise de conteúdo. A análise bibliométrica evidenciou dentro do portfólio bibliográfico; formado por 14 artigos, que: (i) não houve repetições de autores dentro do portfólio; (ii) a análise temporal obteve um resultado de que a produção superior de artigos foram dos anos de 2007 e 2009; (iii) o artigo mais citado é o, “Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações Educacionais” elaborado por Maria Helena Guimarães de Castro publicado em 2000; (iv) dos 14 artigos do portfólio que utilizaram palavras-chave, a mais utilizado foi, Avaliação e SINAES; (v) e os periódicos de maior destaque são, Avaliação – Revista de Avaliação da Educação Superior (Campinas) e Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas. Quanto à análise de conteúdo foi possível evidenciar, (i) ferramentas e (ii) indicadores; sendo que as ferramentas mais utilizadas foram; SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; e DEA - Análise Envoltória de Dados, sendo as duas de abordagem multicritério; e os indicadores mais utilizados foram; (CPC) Conceito Preliminar do Curso, (IGC) Índice Geral de Cursos, ambos utilizados pela ferramenta SINAES; por fim os indicadores foram classificados em; ensino, pesquisa, extensão, administrativos e geral, evidenciando que os indicadores classificados como, Ensino, foram os mais usados, corresponderam a 63% da amostra.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoluzzi, Sandro César
dc.publisher.departmentCiências Contábeispt_BR
dc.subject.cnpqCiências Contábeispt_BR
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