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dc.creatorSilva, Bruno Andre Nunes da
dc.date.accessioned2020-11-17T11:51:35Z-
dc.date.available2020-11-17T11:51:35Z-
dc.date.issued2018-06-07
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Andre Nunes da. Características socioeconômicas que influenciam o nível de alfabetização financeira de discentes de ensino superior de contabilidade. 2018. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14229-
dc.description.abstractThe ability to manage personal finances has become a fundamental task for the individuals and society good financial health. As a result, the financial literacy topic has gained greater evidence among government agencies, universities and research institutes in the economic area. The financial literacy importance is related to the individuals ability to make decisions, especially among the young ones. Therefore, the present study aims to contribute to the literature and aims to identify the financial literacy index (IAF) of accounting students in two brazilian higher education institutions, analyzing which socioeconomic factors exert some influence on this regard. In this regard, the literature review was carried out aiming to identify and understand the financial literacy concepts, as well as to elucidate relevant aspects to the theme. Subsequently, a questionnaire was elaborated based on previous studies, so that it was possible to better understand and compare the results. Therefore, the results showed similarities to the IAF international average, but with unsatisfactory levels, considering the financial literacy. It was also possible to identify that socioeconomic factors (gender and year attended) have some significant influence on the respondents IAF. Thereby, it is possible to affirm that these results are similar to other studies already carried out, where low levels of financial literacy were evidenced, showing the need to deeply study the factors that cause such influence, in order to find measures and solutions that corroborate for the improvement of such results.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectFinance, Personalpt_BR
dc.subjectAccountingpt_BR
dc.titleCaracterísticas socioeconômicas que influenciam o nível de alfabetização financeira de discentes de ensino superior de contabilidadept_BR
dc.title.alternativeSocioeconomic characteristics that influence the financial literacy level of higher education accounting studentspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA capacidade de gerir as finanças pessoais tem se tornado tarefa fundamental para a boa saúde financeira dos indivíduos e da sociedade. Em virtude disto, o tema alfabetização financeira tem ganhado maior evidencia entre órgãos governamentais, universidades e institutos de pesquisa da área econômica. A importância da alfabetização financeira está relacionada com a capacidade na tomada de decisões dos indivíduos, principalmente entre os mais jovens. Desta forma, o presente estudo visa contribuir para literatura e identificar qual o índice de alfabetização financeira (IAF) dos discentes em contabilidade em duas instituições de ensino superior no Brasil, analisando quais fatores socioeconômicos exercem alguma influência em tal índice. A partir disto, realizou-se a revisão de literatura para identificar e compreender os conceitos acerca da alfabetização financeira, bem como elucidar aspectos relevantes para o tema. Em seguida, elaborou-se um questionário com fundamentação em estudos anteriores para que fosse possível melhor compreensão e comparação dos resultados. Logo, os resultados apresentaram semelhanças na média internacional do IAF, porém, com níveis insatisfatórios para a consideração da alfabetização financeira. Também foi possível identificar que os fatores socioeconômicos gênero e ano cursado apresentam alguma influência significativa no IAF dos respondentes. Desta forma, é possível afirmar que tais resultados apresentam similaridade com outros estudos já realizados, onde evidenciaram-se baixos níveis de alfabetização financeira, constatando-se a necessidade de aprofundar os fatores que causam tal influência a fim de encontrar medidas e soluções que corroborem na melhora de tais resultados.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Schvirck, Eliandro
dc.contributor.referee1Schvirck, Eliandro
dc.contributor.referee2Silva, Marivânia Rufato da
dc.contributor.referee3Casagrande, Luiz Fernande
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programCiências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
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