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dc.creatorLima, Gabrieli Alves de
dc.date.accessioned2020-11-17T11:50:53Z-
dc.date.available2020-11-17T11:50:53Z-
dc.date.issued2018-10-23
dc.identifier.citationLIMA, Gabrieli Alves de. Síndrome de Burnout, ansiedade e desempenho acadêmico: uma análise dos estudantes dos cursos da área de negócios. 2018. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14207-
dc.description.abstractThe academic performance is the act of executing academic activities, the ones which are assessed according to the academic’s efficiency, output and level of ability. There are variants which can interfere on the academic student’s output, such as Burnout Syndrome and anxiety. The Burnout syndrome is an emotional tension mood, chronicle stress, physical and mental exhaustion and it is related to the tasks requested and work overload. The anxiety is a normal emotional condition and it is inherent to human being, which in excess may become an illness, and it may also create physical and psychological symptoms. This way, the present paper aims to analyze the relation between Burnout syndrome and anxiety about the academic output on the Accounting and Administration university courses at UTFPR – campus Pato Branco. This research is framed as a survey, classified as descriptive and it presents a quantitative approach. It was used the instruments CBI-S (Copenhagen Burnout Inventory – Student Version) and STAI (State-Trait Anxiety-Inventory) to collect the data, which were obtained through 126 validated answers. The main results from this study suggest that the Burnout level on students from the last year of graduation is higher than the level on students from the previous years; it also suggests that the Burnout level is not different on students who have higher or lower academic output. The results also present the positive relation between anxiety which the individual has daily and on academic evaluation moments. Females have presented better academic performance and higher Burnout syndrome levels, anxiety-state and anxiety-trait. Besides, it is observed the existence of a positive relation between the level of anxiety-state and anxiety-trait correlated to the Burnout Syndrome. This way, these results can be used by the institution as a strategic tool to methodology improvement on teaching-learning according to the student’s reality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesempenho - Análisept_BR
dc.subjectPadrões de desempenhopt_BR
dc.subjectBurnout (Psicologia)pt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectPerformance - Analysispt_BR
dc.subjectPerformance standardspt_BR
dc.subjectBurn out (Psychology)pt_BR
dc.subjectAnxietypt_BR
dc.titleSíndrome de Burnout, ansiedade e desempenho acadêmico: uma análise dos estudantes dos cursos da área de negóciospt_BR
dc.title.alternativeBurnout syndrome, anxiety and academic performance: an analysis of academics the courses of buseiness areapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO desempenho acadêmico é o ato de executar as atividades acadêmicas, as quais são avaliadas de acordo com sua eficiência, rendimento e grau de habilidade. Existem variáveis que podem interferir no rendimento do acadêmico, como a síndrome de Burnout e a ansiedade. A síndrome de Burnout é um estado de tensão emocional, estresse crônico, esgotamento físico e mental e possui relação com a demanda de atividades e sobrecarga de trabalho. A ansiedade é uma condição emocional normal e inerente ao ser humano que em excesso pode se tornar doença, e pode gerar sintomas físicos e psicológicos. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo analisar a relação entre a síndrome de Burnout e a ansiedade no desempenho acadêmico nos cursos de Ciências Contábeis e Administração da UTFPR – Câmpus Pato Branco. Essa pesquisa se enquadra como survey, classificase como descritiva e possui abordagem quantitativa. Foram utilizados os instrumentos CBI-S (Copenhagen Burnout Inventory – Student Version) e IDATE (Inventário de Ansiedade de Traço-Estado) para a coleta de dados, em que foram obtidas 126 respostas válidas. Os principais resultados do estudo indicam que o nível de Burnout em alunos do último ano da graduação são maiores em relação aos estudantes dos anos anteriores, e que, o grau de Burnout não é diferente em alunos que possuem maior ou menor rendimento acadêmico. Os resultados também apresentaram relação positiva entre a ansiedade que o indivíduo possui no cotidiano e em momentos avaliativos como rendimento acadêmico. O sexo feminino apresentou melhor desempenho acadêmico e níveis mais elevados de síndrome de Burnout, ansiedade-estado e ansiedade-traço. Além disso, observa-se a existência de relação positiva entre o nível de ansiedade-estado e ansiedade-traço com o Burnout. Nesse sentido, estes resultados podem ser usados pela instituição como uma ferramenta estratégica para a melhoria das metodologias de ensino aprendizagem de acordo com a realidade dos alunos.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Antonelli, Ricardo Adriano
dc.contributor.referee1Antonelli, Ricardo Adriano
dc.contributor.referee2Schvirck, Eliandro
dc.contributor.referee3Giasson, Oldair Roberto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.programCiências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
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