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dc.creatorOliveira, Thays Teixeira de-
dc.date.accessioned2016-01-18T17:49:43Z-
dc.date.available2016-01-18T17:49:43Z-
dc.date.issued2015-07-03-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thays Teixeira de. Condições de trabalho das educadoras em turmas de pré da Rede Municipal de Curitiba. 2015. 134 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1403-
dc.description.abstractThis paper presents master's search results. The object of study are the educators in municipal public network of Curitiba in preschool classes, inside the municipal early childhood education centers (CMEIs) seeking similarities and dissimilarities in the exercise of their functions. Educator is a public worker with entitlement in high school level in the teaching mode, that works exclusively with the kindergarten. The choice for educators who work in preschool classes is due to the fact that at this stage of early childhood education is more likely to occur separation between care and education, therefore, a division of labor that may involve both hierarchical, command, or shared work with variations or not in the working conditions. Among the objectives of this research, we seek initially analyze the concept of early childhood education exposed in official documents and in reference authors in relation to the site of early childhood education within the school education, as well as the separation between care and education. Another objective is to analyze the bibliographic production of the teaching work, specifically in early childhood education, based on the categories of precarization and intensification of teaching. To learn more about the working conditions of these workers, as a methodological tool, we opted for the interviews with the most experienced teachers in preschool classes, based on privileged theoretical categories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectPré-escolares - Curitiba (Paraná)pt_BR
dc.subjectEducadoras - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectDivisão do trabalhopt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectPreschool children - Curitiba (Paraná)pt_BR
dc.subjectWomen educators - In service trainingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectWork environmentpt_BR
dc.subjectDivision of laborpt_BR
dc.titleCondições de trabalho das educadoras em turmas de pré da Rede Municipal de Curitibapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente texto apresenta resultados de pesquisa de mestrado. Seu objeto de estudo são as condições de trabalho das educadoras na Rede Pública Municipal de Curitiba em turmas de pré-escola, no interior dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), buscando similitudes e dessemelhanças no exercício de suas funções. Educadora é a trabalhadora concursada com titularidade em nível médio na modalidade magistério, com atuação exclusiva na Educação Infantil. A opção pelas educadoras que trabalham em turmas de pré deve-se ao fato de que nessa etapa da Educação Infantil há maiores possibilidades de ocorrer a separação entre o cuidar e o educar e, portanto, uma divisão de trabalho que pode implicar tanto em hierarquização, mando, ou trabalho compartilhado, com variações ou não nas condições de trabalho. Dentre os objetivos desta pesquisa, busca-se inicialmente analisar a concepção de Educação Infantil exposta em documentos oficiais e em autores de referência com relação ao local da Educação Infantil no interior da educação escolar, bem como quanto à separação entre o cuidar e educar. Outro objetivo é analisar a produção bibliográfica acerca do trabalho docente, mais especificamente na Educação Infantil à luz das categorias precarização, e intensificação do trabalho docente. Para conhecer mais sobre as condições de trabalho destas trabalhadoras, como instrumento metodológico, optou-se pela realização de entrevistas com as educadoras mais experientes nas turmas de pré, com base nas categorias teóricas privilegiadas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Ferretti, Celso João-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

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