Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13835
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Alves, Thamiris Sartori | |
dc.date.accessioned | 2020-11-16T19:26:07Z | - |
dc.date.available | 2020-11-16T19:26:07Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-27 | |
dc.identifier.citation | ALVES, Thamiris Sartori. Lume: projeto de design de material escolar educacional infantil com temática de hábitos saudáveis e diversidades. 2017. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13835 | - |
dc.description.abstract | The present work develops illustrations and applies in a line of children's school material, aiming to encourage healthy habits and propose alternatives of different representations that involve the diversities of ethnicities. Applying them in a collection of school material for children, the topics covered involving habits and diversities are: inclusion, persona hygiene, physical activities, good nutrition and the relationship of sustainability with the environment. Through questioning about images and objects present in the educational environment, it problematizes the influences that these artifacts have been providing for the construction of children's identity. The studies presented by this research use the bases on images present in the educational environment and the discourses presented through these representations placed for the child. The illustrations were analyzed by a small portion of the public proposed in this project. The prototypes were thought with the illustrations in order to observe results in impressions and different finishes. The results are not final models, but serve as a study for the application of illustrations in processes of different surfaces, such as fabric, plastic and paper. Thus, this work intends to show an awareness of the differences that exist in each one as a stimulus to tolerance and self-acceptance. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Projeto gráfico (Tipografia) | pt_BR |
dc.subject | Materiais | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Hábitos de saúde | pt_BR |
dc.subject | Desenho industrial | pt_BR |
dc.subject | Graphic design (Typography) | pt_BR |
dc.subject | Materials | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Schools | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Health behavior | pt_BR |
dc.subject | Design, Industrial | pt_BR |
dc.title | Lume: projeto de design de material escolar educacional infantil com temática de hábitos saudáveis e diversidades | pt_BR |
dc.title.alternative | Lume: design project of children's educational school material with the theme of healthy habits and diversities | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho desenvolve ilustrações e aplica em uma linha de material escolar infantil, visando incentivar hábitos saudáveis e propor alternativas de representações diferentes que envolvam as diversidades de etnias. Aplicando-as em uma coleção de material escolar para crianças, as temáticas abordadas envolvendo hábitos e as diversidades são: inclusão, a higiene pessoal, atividades físicas, boa alimentação e a relação de sustentabilidade com o meio ambiente. Através de questionamentos sobre imagens e objetos presentes no ambiente educacional, problematiza as influências que esses artefatos vêm proporcionando para a construção da identidade das crianças. Os estudos apresentados por essa pesquisa recorrem às bases sobre imagens presentes no ambiente educacional e os discursos apresentados por meio dessas representações colocadas para a criança. As ilustrações foram analisadas por uma pequena parcela do público proposto neste projeto. Os protótipos foram pensados com as ilustrações de forma a observar resultados em impressões e acabamentos diferentes. Os resultados não são modelos finais, porém servem como estudo para aplicação de ilustrações em processos de superfícies diferentes, sendo o tecido, o plástico e o papel. Assim, este trabalho pretende mostrar uma consciência das diferenças que existem em cada um como estímulo a tolerância e à autoaceitação. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Liu, Eunice | |
dc.contributor.referee1 | Botter, Fernanda | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Marinês Ribeiro dos | |
dc.contributor.referee3 | Liu, Eunice | |
dc.contributor.referee4 | Lucca, André de Souza | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologia em Design Gráfico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CODEG_2017_2_23.pdf | 16,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.