Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBastos, Margareth da Cunha
dc.date.accessioned2020-11-16T19:24:00Z-
dc.date.available2020-11-16T19:24:00Z-
dc.date.issued2018-06-19
dc.identifier.citationBASTOS, Margareth da Cunha. Coerência entre a representação gráfica da marca e mensagem verbal da empresa: Estudo da marca Freso. 2018. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13801-
dc.description.abstractThe graphic representation of brand concerns how the company wants to be seen by the consumers. The verbal communication has the same function. In this case, the graphical and verbal consistency is crucial to the construction of corporate image.This work used concepts from Graphic Design, Semiotics and Informational Ergonomics as well as those relevant to visual identity and corporate image to analyze the Freso brand. This brand is representative of the brazilian toys manufactures. Many companies of the sector demonstrate, through the previous survey of the brands of the companies associated to the Brazilian Association of Toy Manufacturers, some disregard for the visual identity, notably for graphic and verbal inconsistency. The public’s attitude towards the brand Freso was observed through a digital survey. The questionnaire departed from the company’s self-description, which is available on its website and the results of the brand design analysis. The data collected inform the inconsistency of the messages communicated by Freso. As a result of this work, the monography was developed and, based on the study of the Freso brand, some reflections were made concerning the creation of brands that, to be perfectly integrated to the process of construction of the corporate image, must distance themselves from the graphical and written communication inconsistency. All this contributes to future studies and to the performance of the professional activity of the graphic designer.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectMensagenspt_BR
dc.subjectBrinquedospt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectDesenho gráficopt_BR
dc.subjectBrand name productspt_BR
dc.subjectGraphic design (Typography)pt_BR
dc.subjectThoughtfulnesspt_BR
dc.subjectToyspt_BR
dc.subjectContent analysis (Communication)pt_BR
dc.subjectGraphic designpt_BR
dc.titleCoerência entre a representação gráfica da marca e a mensagem verbal da empresapt_BR
dc.title.alternativeConsistency between the graphic representation of the brand and the verbal message from the companypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA representação gráfica de uma marca sintetiza a informação ou a experiência pretendida pelos seus idealizadores. Conceitualmente, está ligada ao tipo de negócio que representa e sua conexão com as pessoas se dá por meio de associações. É parte fundamental de um sistema de identidade visual à serviço da imagem corporativa. A mensagem verbal, aquilo que é dito ou escrito pela e sobre a empresa, assume função semelhante. Neste caso, a coerência entre a representação gráfica da marca e a mensagem verbal da empresa é um ponto crítico, e passível de observação, por parte dos responsáveis pela criação de uma marca. O presente trabalho tem por objetivo geral a análise do desenho da marca Freso, sob aspectos do Design Gráfico, da Semiótica e da Ergonomia Informacional. A marca Freso é representativa do setor de brinquedos, que no Brasil, movimenta bilhões de reais por ano. As empresas do setor demonstram, por meio do levantamento prévio das marcas das empresas associadas à Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos, pouco cuidado com a identidade visual, notadamente pela incoerência gráfica e verbal. Verifica-se a atitude do público em relação à marca Freso, por meio de pesquisa aplicada por meio digital. Formulada a partir dos resultados da análise do desenho da marca e da autodescrição da empresa, disponível em seu website, os dados coletados informam sobre a (in)coerência das mensagens comunicadas pela Freso. Esse estudo traz como resultado a monografia e a discussão sobre a coerência entre a representação gráfica da marca e a mensagem verbal da empresa, o que contribui para estudos futuros e para o desempenho da atividade profissional do designer gráfico.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier
dc.contributor.referee1Liu, Eunice
dc.contributor.referee2Henriques, Pamela Aragão
dc.contributor.referee3Medeiros, Cindy Renate Piassetta Xavier
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Design Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2018_1_16.pdf3,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.