Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13790
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Frenkel, Bruna | |
dc.date.accessioned | 2020-11-16T19:23:28Z | - |
dc.date.available | 2020-11-16T19:23:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-19 | |
dc.identifier.citation | FRENKEL, Bruna. Modelo de sinalização escolar adaptado a educação infantil. 2018. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Design Gráfico) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13790 | - |
dc.description.abstract | The present project deals with the creation of a signage project for kindergarten, considering characteristics and needs of the target public, children from 0 to 6 years as the guiding aspects for the development of the model. The theoretical framework encompasses relevant studies to understand how human beings perceive and interpret information; how children relate to images and texts and the educational environment; and the adequacy of an information design - environmental graphic design - by wayfinding and signaling devices. The signage acts as a means of communication and integration between the individuals and the space in which they are, and being done in an appropriate way for young children can facilitate their development - allowing different experiences and discoveries to children, by stimulating child plays, independence, interactions and the relation between imaginary and reality. Thus, an opportunity arises not only to create a more cheerful, fun and purposeful school space for children, but also to promote and become a tool for teaching. To collect the information needed to design the model - opinions, suggestions and inspirations - were conducted interviews with educators and visited two schools; market research to understand the different environments offered by primary schools in Curitiba; analysis of design strategies; and consult with specialists in both education and graphic design area. As a result, there was the creation of a prototype of a horizontal signaling model, appropriate, according to the parameters originated by the research, to the children's audience. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Desenho (Projetos) | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Sinais e sinalização | pt_BR |
dc.subject | Escolas - Organização e administração | pt_BR |
dc.subject | Ilustração de livros | pt_BR |
dc.subject | Desenho gráfico | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Schools - Signals and signaling | pt_BR |
dc.subject | School management and organization | pt_BR |
dc.subject | Illustration of books | pt_BR |
dc.subject | Graphic design | pt_BR |
dc.title | Modelo de sinalização escolar adaptado a educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | School signage project adapted to kindergarten | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda a criação de um modelo de sistema de sinalização ilustrado para escolas de educação infantil, considerando características e necessidades do público alvo, crianças de 0 a 6 anos de idade, como aspectos norteadores para o desenvolvimento do modelo. O referencial teórico engloba estudos relevantes para entender como o ser humano percebe e interpreta as informações; como as crianças as relacionam e se relacionam com imagens e textos e com o ambiente educacional; e a adequação de um design de informação - projeto gráfico ambiental - por dispositivos de wayfinding e sinalização. A sinalização atua como meio de comunicação e integração entre o indivíduo e o espaço em que ele está inserido, e sendo realizada de modo adequado às crianças pequenas pode oportunizar o desenvolvimento infantil - possibilitando diferentes experiências e descobertas às crianças, ao estimular as interações, brincadeiras, autonomia e a relação entre imaginário e realidade. Assim surge a oportunidade de não apenas criar um espaço escolar mais alegre, divertido e propício ao público infantil, mas que o comunique e torne-se uma ferramenta para o processo de ensino aprendizagem. Para coletar as informações necessárias - assim como opiniões, sugestões e inspirações - para a concepção do modelo, foram feitas entrevistas qualitativas com educadores e visitas a duas escolas; pesquisa de mercado para compreender os diferentes ambientes oferecidos por escolas de ensino infantil em Curitiba; análise de similares projetuais; e consulta a especialistas, tanto da área educacional quanto da área do design gráfico. Como resultado houve a criação de um protótipo de modelo de sinalização horizontal, adequado, segundo os parâmetros originados pela pesquisa, ao público infantil. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Daniela Fernanda Ferreira da | |
dc.contributor.referee1 | Souza, José Marconi Bezerra | |
dc.contributor.referee2 | Henriques, Pamela Aragão | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Daniela Fernanda Ferreira da | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Tecnologia em Design Gráfico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Tecnologia em Design Gráfico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_CODEG_2018_1_06.pdf | 7,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.