Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Wendy de Cássia
dc.date.accessioned2020-11-16T19:21:25Z-
dc.date.available2020-11-16T19:21:25Z-
dc.date.issued2014-07-22
dc.identifier.citationALVES, Wendy de Cássia. Manual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental. 2014. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13739-
dc.description.abstractThis research has as a priority to develop a manual with recommendations visuals that aims to instruct professionals involved in the production of textbooks from the first year of elementary school. These recommendations were designed to highlight the importance of adequate presentation of the book and how it influences on understanding of content, with a focus on visual readability. Studies like the theory of cognitive development and some fundamentals of editing for publications were decisive for the justification of the project. The development of recommendations was made possible on the basis of action research, whose goal is to carry out a diagnosis and analysis of a given situation with a view to modifying them proposing an enhancement of the practices examined.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProjeto gráfico (Tipografia)pt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Projetospt_BR
dc.subjectLivros - Projetospt_BR
dc.subjectGraphic design (Typography)pt_BR
dc.subjectTextbooks - Designpt_BR
dc.subjectBooks - Designpt_BR
dc.titleManual de recomendações sobre a legibilidade visual de livros de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como prioridade desenvolver um manual com recomendações visuais que visa instruir profissionais envolvidos na produção de livros didáticos do 1.o ano do Ensino Fundamental. Essas recomendações têm o objetivo de evidenciar a importância da apresentação adequada do livro e como isso influencia na compreensão do conteúdo, com foco na legibilidade visual. Estudos como a teoria do desenvolvimento cognitivo e alguns fundamentos de edição para publicações foram decisivos para a fundamentação do projeto. O desenvolvimento das recomendações tornou-se possível com base em uma pesquisa-ação, cujo objetivo é realizar um diagnóstico e a análise de determinada situação com vistas a modificá- las propondo um aprimoramento das práticas analisadas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Licheski, Laís Cristina
dc.contributor.referee1Castro, Ivone Terezinha de
dc.contributor.referee2Mazzarotto Filho, Marco André
dc.contributor.referee3Licheski, Laís Cristina
dc.contributor.referee4Riva, Josiane Lazaroto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Desenho Industrialpt_BR
dc.publisher.programDesign Gráficopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Design Gráfico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CODEG_2014_1_05.pdf.pdf5,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.