Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAdiers, Anderson
dc.creatorReolon, Evandro Augusto
dc.creatorMarcante, Luan Gregory
dc.date.accessioned2020-11-16T15:06:23Z-
dc.date.available2020-11-16T15:06:23Z-
dc.date.issued2011-12-02
dc.identifier.citationADIERS, Anderson; REOLON, Evandro Augusto; MARCANTE, Luan Gregory. Bancada didática para análise de eficiência de compressores e dispositivos de expansão em um sistema de refrigeração. 2011. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13699-
dc.description.abstractWe performed this study to build a bench with the didactic purpose of helping students practical experience in conducting classes on the refrigeration and air conditioning. The shape allows for bench mounting, with simple selector switches, the combination of system components and can be performed up to four combinations: reciprocating compressor and capillary tube, expansion valve and reciprocating compressor, rotary compressor and capillary tube, expansion valve and rotary compressor. At the exit of each component were installed two measurement instruments: an analog pressure gauge and a digital thermometer. These measures provide students to perform practical understanding of how different combinations of these systems interfere and therefore measure the efficiency of the system. The bench was built on a tubular metal structure with casters for easy moving and the reuse of some components used. The final cost to build the bench was R$ 1.500.00. It will be in UTFPR - Campus Medianeira, in the laboratory J35 and serve as a teaching tool for the teacher in the areas of refrigeration and air conditioning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAr condicionadopt_BR
dc.subjectInstalações universitáriaspt_BR
dc.subjectAparelhos e materiais elétricospt_BR
dc.subjectAir conditioningpt_BR
dc.subjectCollege facilitiespt_BR
dc.subjectElectric apparatus and appliancespt_BR
dc.titleBancada didática para análise de eficiência de compressores e dispositivos de expansão em um sistema de refrigeraçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoFoi realizada neste trabalho a construção de uma bancada didática com o objetivo de auxiliar os alunos na realização de experiências práticas relativas às aulas de refrigeração e ar condicionado. A forma de montagem da bancada possibilita, através de simples chaves seletoras, a combinação dos componentes do sistema, podendo ser realizados até quatro combinações: compressor alternativo + tubo capilar; compressor alternativo + válvula de expansão; compressor rotativo + tubo capilar; compressor rotativo + válvula de expansão. Na saída de cada componente, foram instalados dois instrumentos de medida: um manômetro analógico e um termômetro digital. Estas medidas fornecem aos alunos que realizam a prática a compreensão de como as diferentes combinações dos sistemas interferem nestas medidas e conseqüentemente na eficiência do sistema. A bancada foi desenvolvida sobre uma estrutura tubular metálica, com rodízios para facilitar o deslocamento e com o reaproveitamento de alguns componentes usados. O custo final para se construir a bancada foi de R$ 1.500,00. Ela ficará na UTFPR – Campus Medianeiro, no laboratório J35 e servirá como uma ferramenta didática para o professor no ensino das áreas de refrigeração e ar condicionado.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Tonin, Paulo César
dc.subject.cnpqTecnologia em Manutenção Industrialpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Manutenção Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COMIN_2011_2_07.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.