Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Arildo Pereira
dc.creatorBasso, Ronaldo Luis
dc.date.accessioned2020-11-16T15:04:41Z-
dc.date.available2020-11-16T15:04:41Z-
dc.date.issued2016-06-24
dc.identifier.citationDUARTE, Arildo Pereira; BASSO Ronaldo Luís. Projeto e execução de um pêndulo para utilização em aulas práticas de cálculo e física. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Manutenção Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/13657-
dc.description.abstractTeaching practice is an activity that has evolved in recent decades, and the teachers constantly need new proposals to enhance your teaching process in the classroom. It is noticed that in the areas of physics and mathematics, sometimes the simple theoretical conception of a given phenomenon can limit the learning outcomes. There is therefore an opportunity to be met when it comes to significant experiments to integrate theory and practice, particularly in the areas of logical reasoning. This paper presents the design and implementation of a pendulum to be used in the classroom by teachers and students in conducting physics experiments, mathematics and other related disciplines. Initially the electronics design, mechanical and logical with programming using LabView software were developed. Then the testing of the separate parts of the device and the end were performed, it became testing equipment completely assembled. With the proposed system, the observation on the computer screen is possible, the position and velocity of near real-time. In addition the proposed system is able to aquisition these data and save them to type text files that can be opened in spreadsheets for further analysis. The experiments carried out at the end of the study show that the theoretical concepts of the oscillatory movement were proven by practical system. Through the equipment were raised the variables involved with the simple harmonic motion are: time, frequency, amplitude and speed. The results show is consistent with the theory of the pendulum.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPêndulopt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPendulumpt_BR
dc.subjectComputer softwarept_BR
dc.titleProjeto e execução de um pêndulo para utilização em aulas práticas de cálculo e físicapt_BR
dc.title.alternativeDesign and Implementation of a Pendulum for Practical Classes calculation and Physicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA prática pedagógica é uma atividade que tem evoluído nas últimas décadas, e os professores necessitam constantemente de novas propostas para aprimorar seu processo de ensino em sala de aula. Percebe-se que nas áreas da Física e Matemática, por vezes, a simples concepção teórica acerca de determinado fenômeno pode limitar os resultados de aprendizado. Há, portanto, uma oportunidade a ser suprida quando se fala em experimentos significantes para integrar a teoria à prática, principalmente nas áreas de raciocínio lógico. Este trabalho apresenta o projeto e a execução de um pêndulo para ser utilizado em sala de aula por professores e alunos na realização de experimentos de Física, Matemática e outras disciplinas correlatas. Inicialmente foram elaborados os projetos eletroeletrônico, mecânico e lógico com programação usando o software LabView. Em seguida foram realizados os ensaios das partes separadas do dispositivo e ao final, fez-se os ensaios do equipamento completamente montado. Com o sistema proposto, é possível a observação na tela do computador, da posição e da velocidade do pêndulo quase que em tempo real. Além disso o sistema proposto é capaz de aquisitar estes dados e salvá-los em arquivos do tipo texto que podem ser abertos em planilhas para posterior análise. Os experimentos realizados ao final do trabalho apontam que os conceitos teóricos do movimento oscilatório foram comprovados pelo sistema prático. Por meio do equipamento foram levantadas as variáveis envolvidas com o movimento harmônico simples que são: período, frequência, amplitude e velocidade. Os resultados obtidos mostram-se condizentes com a teoria do pêndulo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mayer, Giovano
dc.contributor.advisor-co1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee1Mayer, Giovano
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee3Ferruzzi, Yuri
dc.contributor.referee4Dalmolin, Fabrício Tronco
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Manutenção Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::ELETRONICA INDUSTRIALpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Manutenção Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COMIN_2016_1_03.pdf3,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.