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dc.creatorRodrigues, Thaisa
dc.date.accessioned2020-11-16T13:55:53Z-
dc.date.available2020-11-16T13:55:53Z-
dc.date.issued2013-04-09
dc.identifier.citationRODRIGUES, Thaisa. Análise de sistemas de informações de marketing (SIM) no desenvolvimento de um novo produto: um estudo de caso de uma indústria de laticínios. 2013. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12855-
dc.description.abstractThe current competitiveness led organizations to seek ways to improve the efficiency and effectiveness of the development process of new products. One of the tools used to improve in this process is the SIM, which acquires, stores and classifies information optimally, minimizing uncertainties in decision making. The present study aims at studying the SIM in a cooperative and its integration with the process of developing a new product, through a case study. Its methodology linked in literature and case study, with an applied nature and objectives exploratory, descriptive and explanatory. To collect data, we used structured interviews, informal interviews, questionnaires and participant observation. The study was realized the area of milk of a large cooperative. The information about the SIM tool (concepts, benefits and applications) are superficially known by all employees marketing of the cooperative and the SIM used by this cooperative is restricted and limited. Some possible reasons are: lack of information about SIM, lack from existing methodologies in the literature, the lack of appropriate references and the financial constraint. However, the cooperative use the routines that are considered actions related to SIM and invests in marketing and in the development process of new products by considering a critical factor for success.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectComercialização cooperativapt_BR
dc.subjectManagement information systemspt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.subjectCooperative marketingpt_BR
dc.titleAnálise de sistemas de informações de marketing (SIM) no desenvolvimento de um novo produto: um estudo de caso de uma indústria de laticíniospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA atual competividade levou as organizações a buscarem formas para melhorar a eficiência e a eficácia do processo de desenvolvimento de novos produtos, uma das ferramentas utilizadas neste processo é o SIM, que adquire, armazena e qualifica de modo ideal informações, minimizando inseguranças nas tomada de decisões. O presente estudo objetiva estudar o SIM em uma cooperativa e sua integração com o processo de desenvolvimento de um novo produto, por meio de estudo de caso. Sua metodologia foi vinculada na pesquisa bibliográfica e no estudo de caso, com natureza aplicada e objetivos exploratórios, descritivos e explicativos. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas estruturadas e informais, questionários e observação participante. O universo do estudo compreendeu a área de laticínios de uma cooperativa de grande porte. As informações a respeito da ferramenta SIM (conceitos, benefícios e aplicações) são conhecidas de modo superficial por todos colaboradores do setor de marketing da cooperativa e o SIM utilizado é restrito e limitado. Uns dos possíveis motivos são: a falta de informação de metodologias existentes na literatura, a falta de bibliografia apropriada e a restrição financeira. Contudo a cooperativa apresenta rotinas comuns que são consideradas ações ligadas ao SIM e investe em marketing e no processo de desenvolvimento de novos produtos por considerar um fator crítico para o sucesso.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.contributor.advisor-co1Schmidt, Carla Adriana Pizarro
dc.subject.cnpqEngenharia de Produçãopt_BR
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