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dc.creatorSimionato, Julio Cezar Bordin
dc.date.accessioned2020-11-16T13:52:33Z-
dc.date.available2020-11-16T13:52:33Z-
dc.date.issued2019-06-18
dc.identifier.citationSIMIONATO, Julio Cezar Bordin. Avaliação da técnica de Design Thinking pela percepção dos acadêmicos da UTFPR-MD. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12787-
dc.description.abstractOver the years, companies realized that technological superiority or excellence in performance was no longer enough to gain market advantage, in this sense there is also the need to rethink the methodologies associated with innovation. Design Thinking rises in this context of intense changes where creativity and innovation are essential for today's competitiveness. In this way the training of the engineering academic and the learning processes in the last ten years has been studied with some depth, the main objective is to align the learning processes with the demand that the job market requests. Innovation is present with great intensity in this demand, and the National Confederation of Industry points out in a recent study that the components present in most curricula of engineering courses in Brazil do not meet the expectations of the Brazilian labor market, which requires a professional with characteristics innovative and enterprising. This work aims to propose a workshop for students from all periods of the UTFPR - Câmpus Medianeira production engineering course to foster entrepreneurship and innovation, using the concepts of Design Thinking. In order to obtain the results an applied research was carried out with exploratory objectives and qualitative approach. The data collection for this research was done through the application of a questionnaire before and after the workshop with objective and discursive questions. As a synthesis of the results obtained in the research, it can be observed that Design Thinking is still a new topic in the academic world, including among teachers, who in their view need to explore new learning methodologies with a focus on innovation. On the part of the students there is a lot of interest in acting in the areas of innovation and entrepreneurship, the motivation to seek to know more about Design Thinking was evident during the workshop, which allows students to seek new opportunities to obtain a good professional and personal future.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEngenharia - Estudo e ensino (Educação permanente)pt_BR
dc.subjectProduction engineeringpt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectEngineering - Study and teaching (Continuing education)pt_BR
dc.titleAvaliação da técnica de Design Thinking pela percepção dos acadêmicos da UTFPR-MDpt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the Design Thinking technique by perception of UTFPR-MD academicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAo longo dos anos, empresas perceberam que superioridade tecnológica ou excelência em desempenho já não era suficiente para ganhar vantagem mercadológica, nesse sentido passa a existir também a necessidade de repensar as metodologias associadas a inovação. O Design Thinking surge neste contexto de intensas mudanças onde a criatividade e inovação são essenciais para a competitividade atual. Desta maneira a formação do acadêmico de engenharia e os processos de aprendizagem nos últimos dez anos tem sido estudado com certa profundidade, o principal objetivo é alinhar os processos de aprendizagem com a demanda que o mercado de trabalho solicita. A inovação está presente com muita intensidade nesta demanda, e a Confederação Nacional da Industria aponta em estudo recente que os componentes presentes na maioria dos currículos de cursos de engenharia no Brasil não atendem as expectativas do mercado de trabalho brasileiro, que solicita um profissional com características inovadoras e empreendedoras. Este trabalho tem como objetivo propor um workshop para alunos de todos os períodos do curso de engenharia de produção da UTFPR - Câmpus Medianeira para fomentar a atitude empreendedora e de inovação, utilizando os conceitos do Design Thinking. A fim de obter os resultados foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada com objetivos exploratórios e abordagem qualitativa. A coleta de dados para a realização dessa pesquisa se deu por meio da aplicação de um questionário antes e depois da realização do workshop com questões objetivas e discursivas. Como síntese dos resultados obtidos na pesquisa pode-se observar que o Design Thinking ainda é um tema bastante novo no meio acadêmico, inclusive entre os professores, que na visão dos alunos necessitam explorar novas metodologias de aprendizagem com foco na inovação. Por parte dos alunos existe muito interesse em atuar nas áreas de inovação e empreendedorismo, a motivação em procurar conhecer mais sobre Design Thinking ficou evidente durante o workshop, o que permite aos alunos buscar por novas oportunidades para obter um bom futuro profissional e pessoal.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Zocche, Lidiana
dc.contributor.referee1Zocche, Lidiana
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee3Zanatta, Elciane Regina
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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