Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12767
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Gabriela Pandolfo
dc.date.accessioned2020-11-16T13:51:50Z-
dc.date.available2020-11-16T13:51:50Z-
dc.date.issued2018-11-29
dc.identifier.citationBATISTA, Gabriela Pandolfo. Aplicação da metodologia de tempos e métodos para otimizar a prestação de serviços de uma clínica odontológica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12767-
dc.description.abstractDue to the technology increase, the number of demanding customers and the competitiveness in the marketplace, the service sector is seeking to improve its processes everyday. One of the main goals of companies in this area is to achieve the customer’ satisfaction, and for this the company should seek to provide a quality service that meets the prerequisites thereof. To achieve this goal companies have been looking for production management tools to assist in the process. In view of this, the present study used the study of times and methods to identify the points of improvement of the process with greater financial income of a dental clinic. After the data and information collection, the process flow chart and the chronoanalysis calculations were obtained, obtaining a standard time for each type of procedure and checking the points with greater variability in the process. To facilitate the accomplishment of the work in the clinic, Standard Operating Procedures (POPs, in Portuguese) of the current method were elaborated, with suggestions for corrective actions. Finally, knowing the process as a whole, it has become possible to suggest changes throughout the process to achieve optimum service delivery. In this way, it is possible to understand the importance of the study of times and methods in the provision of services, since it allows to identify faults and to see small improvements that can be made throughout the process, without additional costs for the company.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.subjectControle de produçãopt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectSatisfactionpt_BR
dc.subjectProduction controlpt_BR
dc.subjectTimept_BR
dc.titleAplicação da metodologia de tempos e métodos para otimizar a prestação de serviços de uma clínica odontológicapt_BR
dc.title.alternativeApplication of the methodology of times and methods to optimize the provision of services of a dental clinicpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDevido ao aumento das tecnologias, do número de clientes exigentes e da competitividade no mercado, o setor de prestação de serviços está buscando melhorar cada dia mais os seus processos. Um dos principais objetivos das empresas nessa área é atingir a satisfação do cliente, e para isso a empresa deve buscar prestar um serviço de qualidade que atenda os pré-requisitos dos mesmos. Para atingir tal objetivo as empresas têm procurado ferramentas de gestão da produção que auxiliem no processo. Em vista disso, o presente trabalho utilizou o estudo de tempos e métodos para identificar os pontos de melhoria do processo com maior rendimento financeiro de uma clínica odontológica. Após a coleta de dados e informações foi elaborado o fluxograma do processo e os cálculos da cronoanálise obtendo um tempo padrão para cada tipo de procedimento e verificando os pontos com maior variabilidade no processo. Para facilitar a realização do trabalho na clínica, foram elaborados Procedimentos Operacionais Padrões (POP) do método atual, já com sugestões de ações corretivas. Por fim, conhecendo o processo como um todo, tornou-se possível sugerir mudanças ao longo do processo para se obter uma prestação de serviço otimizada. Desta forma, se pode compreender a importância do estudo de tempos e métodos na prestação de serviços, já que o mesmo possibilita identificar pontos falhos e enxergar pequenas melhorias que podem ser realizadas ao longo do processo, sem custos adicionais para a empresa.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Kunh, Peterson Diego
dc.contributor.referee1Kunh, Peterson Diego
dc.contributor.referee2Melges, André Inácio
dc.contributor.referee3Colombo, Simone Geitenes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicaçaometodologiaotimizarserviços.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.