Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Gabriela Tarsila
dc.date.accessioned2020-11-16T13:50:36Z-
dc.date.available2020-11-16T13:50:36Z-
dc.date.issued2017-05-30
dc.identifier.citationSILVA, Grabriela Tarsila. Estudo de caso: transporte de grãos no oeste do Paraná. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12712-
dc.description.abstractThe state of Paraná is a national reference in the production of grains. More than half of the state’s exports are related to agribusiness, with emphasis on soybean and corn production. Much of the production is transported to the port of Paranaguá, using the modalities of rail and road transport. The current transport network of the state presents characteristics that compromise the state’s competitiveness vis-à-vis other countries, actively impacting the national economy, as well as causing waste with loss of grains in transportation, especially road transport. Farmers face difficulties with the acquisition of new fleet, in the elaboration of procedures for the loading and unloading of grains in the silos and other waste in the transhipment processes of harvested grains and transport to the storage garner.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectExportação pt_BR
dc.subjectGrãospt_BR
dc.subjectSoja pt_BR
dc.subjectExportspt_BR
dc.subjectGrainpt_BR
dc.subjectSoybeanpt_BR
dc.titleEstudo de caso: transporte de grãos no oeste do Paranápt_BR
dc.title.alternativeCase Study: Transportation of grain in the West of Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO estado do Paraná é referência nacional na produção de grãos. Mais da metade da exportação do estado é relacionada ao agronegócio, com destaque na produção de soja e milho. Grande parte da produção é escoada para o porto de Paranaguá, utilizando os modais de transporte ferroviário e rodoviário. A atual malha de transporte do estado apresenta características que comprometem a competitividade do estado frente a outros países, impactando ativamente na economia nacional, além de acarretar desperdício com a perda de grãos no transporte, em especial o rodoviário. Os agricultores enfrentam dificuldades com a aquisição de frota nova, na elaboração de procedimentos para a carga e descarga de grãos nos silos e demais desperdícios nos processos de transbordo dos grãos colhidos e transportes para os silos de armazenamento.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.contributor.referee1Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.contributor.referee2Schmidt, Carla Adriana Pizarro
dc.contributor.referee3Santos, José Airton Azevedo dos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudocasotransportegraos.pdf874,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.