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dc.creatorAdam, Adalberto Adolfo
dc.date.accessioned2020-11-16T13:09:27Z-
dc.date.available2020-11-16T13:09:27Z-
dc.date.issued2019-06-24
dc.identifier.citationADAM, Adalberto Adolfo. Desenvolvimento e validação de uma ferramenta em realidade virtual para identificação de fobia específica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12510-
dc.description.abstractWorld Health Organization (WHO) indexes show that about 11 % world’s population are affected with some type of phobia. According to DSM-V (2013), phobia is defined as an uncontrollable and persistent fear, triggered by the anticipation of object’s presence or situations. Regarding treatment, cognitive-behavioral therapy is widely used in phobic patients because of its great effectiveness. One of the techniques used to prevent is in vivo exposure, which implies in the gradual exposure of the individual to its feared objects or situations. This study aimed to develop and investigate the use of virtual reality in the diagnosis of situational specific phobia of closed places, as well as to evaluate RV as a tool to help psychologists in the detection of claustrophobia. The method consisted of signing partnerships with institutions that have confined work environments, collecting and editing images. In order to validate the prototype, this was evaluated by psychologists presented simulations of VR from confined environments for further analysis of the data. From the evaluation of the usability of the software, it was verified that the psychologists interviewed validate the prototype with the potential to aid in diagnosis of specific situational phobias in closed environments. Therefore, the use of VR for admission examinations of employees to carry out risky work involving closed environments and confinement constitutes an extremely useful tool for the psychologist, since it does not need to expose the worker to the environment to conduct the tests.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFobiaspt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectPhobiaspt_BR
dc.subjectVirtual realitypt_BR
dc.subjectDiagnosispt_BR
dc.titleDesenvolvimento e validação de uma ferramenta em realidade virtual para identificação de fobia específicapt_BR
dc.title.alternativeDeselopment and validation of a virtual reality tool to identify specific phobiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoÍndices da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que cerca de 11% da população mundial sofre de alguma fobia. Segundo o DSM-V (2013), a fobia e definida como um medo incontrolável e persistente, desencadeado pela presença ou antecipação de objetos ou situações. Em relação ao tratamento, a terapia cognitivo-comportamental e amplamente empregada em pacientes fóbicos devido a sua grande eficácia. Uma das técnicas utilizadas por ela e a exposição in vivo, que implica na exposição gradual do indivíduo aos seus objetos ou situações temidas. Este trabalho teve como objetivo desenvolver e investigar o uso de realidade virtual no diagnostico de fobia específica situacional de lugares fechados, bem como avaliar a RV como ferramenta de auxílio aos psicólogos na detecção de claustrofobia. O método consistiu em firmar parceiras com instituições que possuem ambientes confinados de trabalho, coletar e editar imagens. De maneira a validar o protótipo, este foi avaliado por psicólogos apresentados as simulações de RV de ambientes confinados para posterior análise dos dados. A partir da avaliação acerca da usabilidade do software, verificou-se que os psicólogos entrevistados validam o protótipo com potencial para auxiliar em diagnósticos de fobias específicas situacional de ambientes fechados. Assim, a utilização da RV para exames de admissão de funcionários para realizar trabalhos de risco, que envolvem ambientes fechados e de confinamento, constitui-se como uma ferramenta de auxílio extremamente útil para o psicólogo, uma vez que não necessita expor o trabalhador ao ambiente de confinamento para a realização dos testes.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Aikes Junior, Jorge
dc.contributor.advisor-co1Mombelli, Monica Augusta
dc.contributor.referee1Paula Filho, Pedro Luiz de
dc.contributor.referee2Betzek, Nelson Miguel
dc.contributor.referee3Mombelli, Monica Augusta
dc.contributor.referee4Aikes Junior, Jorge
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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