Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12505
Título: Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino de química
Autor(es): Soares, Higor Oliveira
Orientador(es): Mourato, Fausto José da Silva Valentim
Palavras-chave: Jogos educativos
Conhecimento e aprendizagem
Ensino criativo
Educational games
Knowledge and learning
Creative teaching
Data do documento: 30-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOARES, Higor Oliveira. Desenvolvimento, aplicação e avaliação de um serious game como ferramenta auxiliar ao ensino de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O desinteresse e falta de atenção dos estudantes é muito comum no processo de aprendizagem. A Química é uma ciência que demanda atenção e abstração para entender muitos de seus conceitos envolvendo entidades microscópicas, aspecto suscetível a intensificar o desinteresse como também desincentivar o aprendizado. Os jogos, todavia, se aplicados a um contexto de ensino, tornam-se uma maneira eficaz de incentivar o aprendizado. Na tentativa de motivar e tornar o aprendizado divertido, a plataforma do "Mundo da Química" foi desenvolvida para ser utilizada como uma ferramenta de teste de conhecimento em Química. O desenvolvimento da plataforma constou com um Game Design focado no contexto de ensino e baseado no MDA Framework e na técnica de Brainstorming para o amadurecimento de sua estrutura. Para a análise do impacto motivacional e lúdico proporcionado pela plataforma, foi realizada uma aplicação com a participação de 50 voluntários, na qual relataram sua experiência utilizando o jogo. Comprovando ser uma boa ferramenta para diversificação e auxílio em química, a plataforma demonstrou motivar e divertir a maioria dos participantes, independentemente de sua experiência em jogos, perfil de jogador e conhecimento em Química.
Abstract: The student's lack of interest and focus is very common in the learning process. Chemistry is a science which demands attention and abstraction to understand concepts involving microscopic entities, aspects which may intensifies the disinterest and discourage learning. However the games, if applied in a teaching context, become an efficient way to encourage the learning. In order to encourage and make learning fun was developed the "World of Chemistry", a platform to be used as a knowledge test of Chemistry. The development of the platform was consisted on a Game Design focused on the teaching context and based on MDA Framework and Brainstorming technic to mature its structure. To analize the motivational and playful! impact provided by the platform, was realized the application with 50 volunteers, which had reported their experience playing the game. Proving be a good tool to diversificate and help the teaching, the platform demonstrated encourage and amuse the majority of the participants, regardless of their experience in games, player profile and knowledge in Chemistry.
Descrição: O presente trabalho é resultado de um convênio de dupla diplomação com o Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12505
Aparece nas coleções:MD - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
seriousgameferramentaquimica.pdf20,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.