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dc.creatorDeus, Gabriel Augusto de
dc.date.accessioned2020-11-16T13:08:53Z-
dc.date.available2020-11-16T13:08:53Z-
dc.date.issued2019-11-11
dc.identifier.citationDEUS, Gabriel Augusto de. Utilização de aprendizado de máquina para previsão de resultados de jogos de futebol. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12482-
dc.description.abstractData Mining and Machine Learning are two growing technologies that are being used in various segments of society, including commercial and academic application, among others. This work makes combines these two technologies and an widely popular sport in Brazil, soccer (or football). The purpose of this research is to use Data Mining and Machine Learning to forecast the results of soccer games and championships. In order to perform the work, were used the principles of data mining, data acquisition, pre processing,the application with machine learning algorithm swhich were chosen, Linear Regression, Naive Bayes, MLP Networks and finally SVMs, these algorithms will be responsible for the results of regression and classification. And finally the evaluation of the results, using T-Test over Accuracy and Correlation Coeficient. The results obtained were close to a case of classifiers of 60% and a correlation coefficient of approximately 0.55 in regressors. And by running the tests it was possible to get a slight advantage from SVMs and MLPs as classifiers, and a general technical drawon the regressors.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectAprendizado do computadorpt_BR
dc.subjectAlgorítmos computacionaispt_BR
dc.subjectData miningpt_BR
dc.subjectMachine learningpt_BR
dc.subjectComputer algorithmspt_BR
dc.titleUtilização de aprendizado de máquina para previsão de resultados de jogos de futebolpt_BR
dc.title.alternativeUse of machine learning to predict soccer match resultspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoMineração de dados e Aprendizado de Máquina são duas tecnologias crescentes que estão sendo utilizadas em vários segmentos da sociedade, comercial, acadêmico, entre outros. Esse trabalho une essas duas tecnologias a um esporte amplamente popular no Brasil, o futebol. O objetivo dessa pesquisa foi utilizar da Mineração de Dados e Aprendizado de Máquina para fazer a previsão de resultados de jogos e campeonatos de futebol. Para a realização do trabalho foram utilizados os princípios da mineração de dados, que são, obtenção dos dados, pré-processamento, a aplicação com os algoritmos de Aprendizado de Máquina, cujo os escolhidos foram, a Regressão Linear, o Bayesiano Ingênuo, Redes MLP e por último SVMs, esses algoritmos serão responsáveis pelos resultados de regressão e classificação. E por último a avaliação dos resultados, utilizando Teste T sobre Acurácia e Coeficiente de Correlação. Os resultados obtidos foram próximos a 60% no caso de classificadores e um coeficiente de correlação de aproximadamente 0,55 nos regressores. E com a execução dos testes foi possível ver leve vantagem das SVMs e MLPs como classificadores, e um empate técnico geral nos regressores.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Candido Junior, Arnaldo
dc.contributor.advisor-co1Gavioli, Alan
dc.contributor.referee1Candido Junior, Arnaldo
dc.contributor.referee2Paula Filho, Pedro Luiz de
dc.contributor.referee3Aikes Junior, Jorge
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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