Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12342
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Thyara Fortunato Alencar
dc.date.accessioned2020-11-16T11:58:53Z-
dc.date.available2020-11-16T11:58:53Z-
dc.date.issued2018-07-02
dc.identifier.citationNUNES, Thyara Fortunato Alencar. Utilização de mapas conceituais como estratégia de ensino para aprendizagem de conceitos eletroquímicos. 2018. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12342-
dc.description.abstractThe teaching of Chemistry has still been considered mechanical in the face of the dynamics in which students are instructed to decorate formulas and equations, without providing a meaning to the contents worked. In view of this, proposals for innovative strategies for teaching are necessary to promote a shift from the traditional approach to a cognitive approach, since the latter investigates core processes such as organization, thinking styles, and decision-making behaviors. way of providing meaningful learning of scientific concepts to students. Qualitative, the research was developed from the application of an educational product (Didactic Unit) planned by the researcher, having as strategy the use of conceptual maps. The Didactic Unit was built based on the theoretical-methodological framework of meaningful learning, aiming to provide an understanding of the content of electrochemistry. The study has as a guiding question to investigate how conceptual maps as a teaching strategy can contribute to the learning process of concepts of electrochemistry. The research was carried out with classes of the 3rd year of High School in a Vocational Technical College of Londrina / PR, in the first semester of 2018. The objective was to validate the material elaborated through its applicability, so as to provide an educational product to the for the teaching of Electrochemistry, in order to provide meaningful learning for students. In this work the results obtained through the conceptual maps elaborated, of the diagnostic questionnaires demonstrate a significant evolution of the conceptual maps for each phase, whose data collection was performed through the diagnostic questionnaire, the analysis of the conceptual maps elaborated phase by phase and the a final interview with these students, data that show that the conceptual maps contributed to the learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMapeamento conceitualpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEletroquímicapt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectConcept mappingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectElectrochemistrypt_BR
dc.titleUtilização de mapas conceituais como estratégia de ensino para a aprendizagem de conceitos eletroquímicospt_BR
dc.title.alternativeUse of conceptual maps as a teaching strategy for learning electrochemical conceptspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de Química tem sido, ainda hoje, considerado mecânico face a dinâmica em que os estudantes são instruídos a decorar fórmulas e equações, sem proporcionar um significado aos conteúdos trabalhados. Diante disto, são necessárias propostas de estratégias inovadoras ao ensino, a fim de promover uma mudança da abordagem tradicional para uma abordagem cognitiva, visto que esta última investiga os processos centrais como organização, estilos de pensamentos, e comportamentos relativos a tomadas de decisões, de modo a proporcionar uma aprendizagem significativa dos conceitos científicos aos estudantes. Qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida a partir da aplicação de um produto educacional (Unidade Didática) planejado pela pesquisadora, tendo como estratégia a utilização de mapas conceituais. A Unidade Didática foi construída com base no referencial teórico-metodológico da aprendizagem significativa, visando proporcionar a compreensão do conteúdo de eletroquímica. O estudo tem como pergunta diretora investigar de que maneira os mapas conceituais enquanto uma estratégia de ensino pode contribuir para o processo de aprendizagem de conceitos da eletroquímica. A pesquisa foi realizada com turmas do 3º ano do Ensino Médio em um Colégio Técnico Profissionalizante de Londrina/PR, no primeiro semestre letivo de 2018. O objetivo foi validar o material elaborado por meio de sua aplicabilidade, de modo a disponibilizar um produto educacional aos docentes para o ensino de Eletroquímica, com o intuito de proporcionar uma aprendizagem significativa aos estudantes. Neste trabalho os resultados obtido por meio dos mapas conceituais elaborados, dos questionários diagnósticos demonstram uma evolução significativa dos mapas conceituais a cada fase realizada, cuja coleta de dados foi realizada por meio dos questionário diagnósticos, da análise dos mapas conceituais elaborados fase a fase e da entrevista final realizada com estes estudantes, dados estes que evidenciam que os mapas conceituais contribuíram para o processo de aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.advisor-co1Poli, Celita Trevizoli
dc.contributor.referee1Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.referee2Poli, Celita Trevizoli
dc.contributor.referee3Goya, Alcides
dc.contributor.referee4Lima, João Paulo Camargo de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COLIQ_2018_1_05.pdf4,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.