Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMucin, Danielle
dc.date.accessioned2020-11-16T11:58:39Z-
dc.date.available2020-11-16T11:58:39Z-
dc.date.issued2019-10-04
dc.identifier.citationMUCIN, Danielle. As TIC no documento BNCC: a química nesse contexto. 2019. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12327-
dc.description.abstractIt is common to reflect on how technologies have influenced the habits of society. We are immersed in the digital age, and it is less and less a matter of adhesion but of adaptation for those born in another generation without this consolidating digital culture. Within this perspective, the Common National Curriculum Base (BNCC), proposed by the Ministry of Education (MEC) brings some notes on the use of technologies in Brazilian Education. The objective of this work was to analyze the nature of these notes in Chemistry Teaching. The work approach was qualitative with document analysis. The BNCC is an official document that has been built since 2014 and recently had its 3rd version available and approved. This serves to establish the common ground with minimum learning rights content of students of Basic Education and to expose competences and skills, comprised in thematic units, to be developed in students. From this basis, schools should organize their curriculum and pedagogical proposal. After analyzing the document, there was a gap regarding the use of TIC in Chemistry Teaching, since all of High School is not well structured. Authors who make this discussion were sought to fill the gap identified, bringing examples of educational software that can help chemistry high school teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectEducational softwarept_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.titleAs TICs no documento BNCC: a química nesse contextopt_BR
dc.title.alternativeThe TIC in the BNCC document: chemistry in this contextpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoÉ comum a reflexão sobre como as tecnologias vêm influenciando os hábitos da sociedade. Estamos imersos na era digital, e é cada vez menos uma questão de adesão, mas de adaptação para aqueles que nasceram em outra geração, sem essa cultura digital que se consolida. Dentro dessa perspectiva, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), proposta pelo Ministério da Educação (MEC) trás alguns apontamentos sobre o uso das tecnologias na Educação brasileira. O objetivo desse trabalho foi analisar a natureza desses apontamentos no Ensino de Química. A abordagem do trabalho foi qualitativa com análise documental. A BNCC é um documento oficial que veio sendo construído desde 2014 e recentemente teve sua 3° versão disponível e homologada. Este serve para estabelecer a base comum com conteúdos mínimos de direito de aprendizagem dos alunos da Educação Básica e para expor competências e habilidades, compreendidas em unidades temáticas, a serem desenvolvidas nos estudantes. A partir dessa base, as escolas devem organizar seu currículo e sua proposta pedagógica. Após análise do documento observou-se uma lacuna a respeito do uso das TIC no Ensino de Química, pois toda parte do Ensino Médio não está bem estruturada. Buscaram-se autores que fazem essa discussão para preencher a lacuna identificada, trazendo exemplos de softwares educacionais que possam auxiliar professores do Ensino Médio de Química.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Guerrini, Daniel
dc.contributor.referee1Guerrini, Daniel
dc.contributor.referee2Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
dc.contributor.referee3Figueiredo, Márcia Camilo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COLIQ_2019_2_03.pdf455,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.