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dc.creatorBarreto, Mayara Rubio
dc.date.accessioned2020-11-16T11:41:43Z-
dc.date.available2020-11-16T11:41:43Z-
dc.date.issued2019-06-24
dc.identifier.citationBARRETO, Mayara Rubio. Metodologia ativa rotação por estações como estratégia de ensino: aplicação no curso de engenharia de produção da UTFPR - Campus Londrina. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12282-
dc.description.abstractThe age of information has landed and brought with it a vehicle of communication that provides information and references at a speed that were previously unknown. The needs of 20th century students were different compared to students today which possess resources that provide fast research at any place and at any moment. The traditional teaching-learning method, which is centered around the professor and where the student is considered a passive agent, has been less than desirable in regards to complete learning development, in turn, catering the job market with professionals that show difficulty in attending and solving problems in which they are faced with, as well as providing future professors with a low pedagogical base. In this context, the application of the Active Station Rotation Methodology for the students of the Strategic Production Planning discipline of the 4th period of Industrial Engineering of UTFPR - Campus Londrina, aimed to analyze the efficiency of this Active Methodology in the teaching-learning process as well as evaluating their perceived satisfaction by students, also being characterized as qualitative-quantitative research. In a positive way, the application of the methodology brought results that prove this optimization in teaching-learning because it placed the student as a coadjuvant in the process of building knowledge, arousing greater engagement and interest in the topic of the discipline shown, besides the additional resources that collaborated to deepen to the topic discussed. Therefore, this work is expected to contribute to the quality of teaching not only in Production Engineering, but in general in higher education courses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectBlended learningpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectProduction engineeringpt_BR
dc.titleMetodologia ativa rotação por estações como estratégia de ensino: aplicação no curso de engenharia de produção da UTFPR - Campus Londrinapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA Era da Informação chegou trazendo meios de comunicação que proporcionam informações e referências teóricas numa velocidade que até então eram desconhecidas. As necessidades dos alunos do século XX eram diferentes dos atuais que possuem recursos que proporcionam uma pesquisa rápida a qualquer momento e local. O método tradicional de ensino-aprendizagem que é centrado no professor (tecnicista) e cujo aluno é tido como agente passivo tem deixado a desejar quanto ao completo desenvolvimento da aprendizagem disponibilizando ao mercado de trabalho profissionais com dificuldades em atender e solucionar problemas que lhes são colocados e, também, futuros engenheiros-professores com baixa preparação didático-pedagógica. Nesse contexto, a aplicação da Metodologia Ativa Rotação por Estações para os alunos da disciplina de Planejamento Estratégico da Produção do 4º período de Engenharia de Produção da UTFPR - Campus Londrina, teve como intuito a análise da eficiência dessa Metodologia Ativa no processo de ensino-aprendizagem assim como avaliar sua satisfação percebida pelos estudantes, caracterizando-se também como pesquisa-ação quali-quantitativa. De forma positiva, a aplicação da metodologia trouxe resultados que comprovam essa otimização no ensino-aprendizagem pois colocou o estudante como coadjuvante no processo da construção de conhecimento despertando maior engajamento e interesse pelo tema da disciplina mostrados, além dos recursos adicionais que colaboraram para o aprofundamento ao tema discutido. Portanto, espera-se com esse trabalho uma contribuição da qualidade de ensino não exclusivamente na Engenharia de Produção, mas de forma geral nos cursos de ensino superior.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
dc.contributor.referee1Ferreira, José Angelo
dc.contributor.referee2Tondato, Rogério
dc.contributor.referee3Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
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