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dc.creatorCarvalho, Luana Martins de
dc.date.accessioned2020-11-16T11:25:07Z-
dc.date.available2020-11-16T11:25:07Z-
dc.date.issued2015-11-12
dc.identifier.citationCARVALHO, Luana Martins de. Prospecção de novos materiais para molas de suspensão automotiva. 2015. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12267-
dc.description.abstractBecause of the technological revolution and current market demands, it is of great importance to be always one step ahead with technological innovations. But besides the technological advancements, the rising costs of fabrication the market of such products is always a concern. Thus, this paper is discussed a way of innovation in materials used for the manufacture of automotive suspension springs, suggesting the substitution of these materials for new materials that provide the properties and characteristics required by these springs. Therefore, also taking into account the cost of developing these products. It was used as a methodological resource, the literature, which proposed methods for the development of design and choice of material for the spring steel replacement for the manufacture of coil springs for automotive suspension. And the material that appeared more suitable for such applicability was the matrix composite epoxy and carbon fiber longitudinal. However, for cost reasons would be better applied in high-performance cars.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMateriais compostospt_BR
dc.subjectMateriais - Propriedades mecânicaspt_BR
dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectComposite materialspt_BR
dc.subjectMaterials - Mechanical propertiespt_BR
dc.subjectAutomobiles - Springs and suspensionpt_BR
dc.titleProspecção de novos materiais para molas de suspensão automotivapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoPor conta da revolução tecnológica, e da demanda do mercado atual, é de grande importância estar sempre a um passo à frente com as inovações tecnológicas. Porém, além do interesse dos avanços, é necessária a preocupação com os custos originados durante a fabricação do produto para ser colocado no mercado. Dessa maneira, nesse trabalho será abordada uma forma de inovação nos materiais utilizados para a fabricação de molas de suspensão automotiva, propondo a substituição desses materiais por novos materiais, que forneçam as propriedades e características exigidas por essas molas, sem inflacionar o custo do desenvolvimento. Utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, na qual propôs métodos para o desenvolvimento do projeto e escolha de um material para a substituição do aço mola para a fabricação de molas helicoidais para suspensão automotiva. E o material que se apresentou mais adequado para essa aplicabilidade foi o Compósito de matriz Epóxi e Fibra de carbono longitudinal. Entretanto, por questões de custos seria melhor aplicado em carros de alto desempenho.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendes, Márcio Andreato Batista
dc.contributor.referee1Lombardi Neto, Amadeu
dc.contributor.referee2Peres, Fabiano Moreno
dc.contributor.referee3Mendes, Marcio Andreato Batista
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR
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