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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12108
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Palanedi, Thalita | |
dc.date.accessioned | 2020-11-16T10:59:29Z | - |
dc.date.available | 2020-11-16T10:59:29Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-13 | |
dc.identifier.citation | PALANEDI, Thalita. Avaliação do ciclo de vida na produção de biodiesel de dendê. 2017. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12108 | - |
dc.description.abstract | This work aims to compare the energy use and the gaseous emissions from the production of palm oil biodiesel through the methyl and ethyl routes. For this purpose, it used the Life Cycle Assessment (LCA), which is a management tool that allows the identification and determination of the impacts caused by a process or a product from the acquisition of raw material to the final destination of the product (analysis of the “Cradle-to-grave "). In this sense, the life cycle of biodiesel from palm oil began with agricultural activity and ended with the stage of biofuel distribution. The process included the production, transportation, refining and distribuition stages of biodiesel based on the conditions under which biodiesel is marketed in Brazil (a mixture of 8% biodiesel and 92% diesel). The choice of the raw material was the oil palm because it presents great advantage in terms of oil yield in tons per hectare when compared to other oil crops and because it is able to develop in low fertility soils. Renewability and energy efficiency factors have shown that the B8 blend of biofuel cannot be considered a measure of environmental impact minimization because it did not meet the minimum requirements (FER and NER> 1). Pure biodiesel (B100) met the fuel renewal requirement, but it was left to be desired in terms of efficiency, so some modifications to the process are necessary to ensure its energy viability. The present study concluded that more detailed data is needed and that the transportation sector is the major negative environmental impact during the whole life cycle of this product. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ciclo de vida do produto | pt_BR |
dc.subject | Biodiesel | pt_BR |
dc.subject | Poluentes | pt_BR |
dc.subject | Product life cicle | pt_BR |
dc.subject | Biodiesel fuels | pt_BR |
dc.subject | Pollutants | pt_BR |
dc.title | Avaliação do ciclo de vida na produção de biodiesel de dendê | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo comparar o uso energético e as emissões gasosas proveniente da produção de biodiesel de dendê através das rotas metílica e etílica. Para isso utilizou a Avaliação do Ciclo de Vida - ACV, que é uma ferramenta de gestão que permite a identificação e determinação dos impactos causados por um processo ou um produto desde a aquisição de matéria-prima até a destinação final do produto (análise “do berço ao túmulo”). Nesse sentido, o ciclo de vida do biodiesel a partir de óleo de dendê se iniciou com a atividade agrícola e encerrou com a etapa de distribuição do biocombustível. O processo incluiu as etapas produção, transporte, refino e distribuição do biodiesel com base nas condições em que ele é comercializado no território nacional (mistura de 8% de biodiesel para 92% de diesel). A escolha da matéria prima foi o dendê por apresentar grande vantagem em termos de rendimento de óleo em toneladas por hectare quando comparadas a outras culturas oleaginosas e por ser capaz de se desenvolver em solos de baixa fertilidade. Fatores de renovabilidade e eficiência energética mostraram que a mistura de 8% de biodiesel/diesel do biocombustível não pode ser considerado uma medida de minimização de impacto ambiental, pois não atingiram os requisitos mínimos (FER e NER > 1). O biodiesel puro (B100) atendeu a exigência da renovabilidade (FER) do combustível, mas não atendeu no quesito eficiência (NER), sendo portanto necessárias algumas modificações no processo para garantir a viabilidade energética do mesmo. O presente trabalho concluiu que é necessário mais detalhamento de dados e que o setor de transporte é o maior causador de impacto ambiental negativo durante todo o ciclo de vida desse produto. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bineli, Aulus Roberto Romão | |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Marco Antonio | |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Rafael Montanhini Soares de | |
dc.contributor.referee3 | Bineli, Aulus Roberto Romão | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Ambiental | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia Ambiental |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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