Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHelenas, Jessica Klarosk
dc.date.accessioned2020-11-16T10:53:09Z-
dc.date.available2020-11-16T10:53:09Z-
dc.date.issued2014-08-08
dc.identifier.citationHELENAS, Jessica Klarosk. Valoração econômica do Bosque Marechal Cândido Rondon - Londrina/PR - para fins de tráfego veicular. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12030-
dc.description.abstractLively debates on the use of a specific environmental resource have become usual, although, as a general rule, it has not been based on scientifically collected data. The main objective of this research was to estimate the monetary value of the Bosque Marechal Cândido Rondon, located in the city of Londrina, Paraná State, under the aspect of costs involved in relation to two alternatives: releasing or not the traffic through it, towards an access path between the São Paulo and Rio de Janeiro avenues. The research was designed under the method of marginal productivity, where the production function is determined by the fuel consumption compared to the distance traveled. A statistical inference was based on the vehicle counting, by means of video recording, during the period between 7:30 a.m. to 7:30 p.m., from Monday to Friday. Using the Kolmogorov-Smirnov test, it was found that the sample population had a normal distribution, which allowed the use of parametric testing and also a mathematical equation obtained from the database regression. These resources were used to calculate the number of vehicles that, once accessing the São Paulo Avenue, continued along the Rio de Janeiro Avenue. Having got the distance, a monetary valuation was carried out over the two options: with and without vehicle traffic passing through the Bosque, as well as the fuel costs incurred by the vehicles to perform those itineraries. An annual amount of R$ 30.472,00 was reached. This is the cost of the service to be rendered by the Bosque for the reduction of the route between those two points.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectRecursos naturaispt_BR
dc.subjectValor (Economia)pt_BR
dc.subjectTrânsito urbanopt_BR
dc.subjectNatural resourcespt_BR
dc.subjectValuept_BR
dc.subjectCity trafficpt_BR
dc.titleValoração econômica do Bosque Marechal Cândido Rondon: Londrina/PR: para fins de tráfego veicularpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDebates acalorados acerca da utilização de um recurso ambiental têm se tornado constante, mas, via de regra, sem o cuidado de fazê-lo com base em dados cientificamente levantados. O objetivo central desta pesquisa foi estimar o valor monetário do Bosque Marechal Cândido Rondon, no município de Londrina, Estado do Paraná, sob o aspecto dos custos envolvidos em relação à liberação ou não do tráfego de veículos através dele para o acesso entre as Avenidas São Paulo e Rio de Janeiro. A pesquisa valeu-se do método de produtividade marginal, onde a função de produção é determinada pelo consumo de combustível em relação à distância percorrida. A pesquisa, de caráter probabilístico, partiu do levantamento da quantidade de veículos que realizam esse trajeto, utilizando recursos filmográficos, considerando os horários entre 07h30min e 19h30min, de segunda a sexta-feira. Aplicando-se o teste de Kolmogorov-Smirnov, concluiu-se que a amostra aponta uma população de distribuição normal, o que permitiu a utilização de testes paramétricos e a construção de uma equação matemática mediante regressão que permitisse prever a quantidade de veículos que, entrando na Avenida São Paulo, realizassem o percurso até a Avenida Rio de Janeiro. De posse da informação da distância entre a opção com e sem liberação de tráfego de veículos pelo Bosque e dos custos de combustível incorridos pelos veículos para realizar tais trajetos, chegou-se ao valor monetário de R$ 30.472,00 anuais, que é, portanto, o valor do serviço prestado pelo Bosque na redução do percurso entre estes dois pontos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Rambalducci, Marcos Jeronimo Goroski
dc.contributor.referee1Rambalducci, Marcos Jeronimo Goroski
dc.contributor.referee2Rambalducci, Marcos Jeronimo Goroski
dc.contributor.referee3Rambalducci, Marcos Jeronimo Goroski
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COEAM_2014_1_12.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.