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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11816
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Pereira, Marcelo Knuppel | |
dc.date.accessioned | 2020-11-14T17:27:16Z | - |
dc.date.available | 2020-11-14T17:27:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-07 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Marcelo Knuppel. Análise comparativa entre caminhões fora de estrada na mineração: através de indicadores de desempenho. 2019. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11816 | - |
dc.description.abstract | In the open pit mining exploration, the ore transport operation inside de mine it is considered one of the most important activities on the process, being responsible for a large part of the total costs of mining. With this, this work demonstrates a comparison study between two off-road trucks with diesel-electric and mechanical traction system through their maintenance and operation performance indicators, helping to make decisions in the most efficient equipment for the company. The trucks are compared in the same range of operational life and operating conditions, and are located in a mine in Minas Gerais. The data used for the construction of the indicators are obtained through the truck monitoring system, the maintenance records and the manufacturers' specialists. The comparison of the indicators shows a similar tendency in the behavior in the graphical curves, indicating that the trucks were compared under the same operating conditions. The trucks from Fleet A presented a low cost per ton produced, high productivity, greater mechanical efficiency of the components and are more agile in their operation, these trucks showed to be the most aligned with the company strategy. The Fleet B showed to be less effective mechanically and appeared to be a little bit more complicated to be operated, but it has a lower cost of parts for maintenance. The work showed that there is an opportunity improve to the performance of Fleet A, with conducting training to contribute with the experience or reviewing current procedures adopted by the maintenance area, for a reduction of the times of maintenance of the trucks. Another opportunity of improvement it is to have a good relationship with the manufacturers, to reduce the lead time of replacement of spare parts and in the reduction in the cost of pieces. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Mineração a céu aberto | pt_BR |
dc.subject | Caminhões - Rotas | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Strip mining | pt_BR |
dc.subject | Truck - Routes | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa entre caminhões fora de estrada na mineração: através de indicadores de desempenho | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative analysis among off-highway trucks in mining: through performance indicator | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Na exploração de lavra de mina a céu aberto a operação do transporte de minério dentro da mina é umas das atividades mais importantes para o processo, sendo responsável por boa parte do custo total da atividade de mineração. Com isso, este trabalho demonstra um estudo de comparação entre dois caminhões fora de estrada com sistema de tração diesel-elétrico e mecânico, por meio de seus indicadores de desempenho de manutenção e operação, ajudando no auxílio das tomadas de decisões no equipamento mais eficiente para a empresa. Os caminhões são comparados na mesma faixa de vida de utilização e mesmas condições operacionais, e estão localizados uma mina em Minas Gerais. Os dados utilizados para a construção dos indicadores são obtidos por meio do sistema de monitoramento dos caminhões, dos registros de manutenções e dos especialistas dos fabricantes. A comparação dos indicadores de desempenho evidenciam uma mesma tendência no comportamento das curvas dos gráficos, indicando que os caminhões foram comparados nas mesmas condições de operação. Os caminhões da Frota A apresentaram um baixo custo por tonelada produzida, alta produtividade, maior eficiência mecânica dos componentes e mais ágil em sua operação, mostrando ser o equipamento que mais se alinha com a estratégia da empresa. Já, os caminhões da Frota B apresentaram ser um equipamento menos eficiente mecanicamente e de maior dificuldade para sua operação, apesar de um menor custo para sua manutenção. O trabalho mostrou que há uma oportunidade de melhoria no desempenho da Frota A, com a realização de treinamentos para contribuir com a experiência ou revisando procedimentos atuais adotados pela área de manutenção, para uma redução dos tempos de manutenção dos caminhões. Outra oportunidade de melhoria é ter um bom relacionamento com os fabricantes para diminuir o lead time de reposição de sobressalentes e na redução nos custos de peças. | pt_BR |
dc.degree.local | Guarapuava | pt_BR |
dc.publisher.local | Guarapuava | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunez, David Lira | |
dc.contributor.advisor-co1 | Vieira, Clério Santos | |
dc.contributor.referee1 | Nunez, David Lira | |
dc.contributor.referee2 | Biscaia, Ricardo Vinicius Bubna | |
dc.contributor.referee3 | Batista, Alamo Alexandre da Silva | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GP - Engenharia Mecânica |
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