Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEsperandim, Rauany Jorge
dc.date.accessioned2020-11-13T18:09:35Z-
dc.date.available2020-11-13T18:09:35Z-
dc.date.issued2016-06-20
dc.identifier.citationESPERANDIM, Rauany Jorge. Céos: sistema mobile para aprendizagem colaborativa. 2016. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11606-
dc.description.abstractLearning and existing academic performance difference among students are the focus of many studies and research in education, among the many existing variables, most points to a key in common that directly influences the academic performance of students, the complement study at home. Outside the school environment pedagogical activities compete for the time and attention of students with a lot of entertainment. One such activity is the use of smartphones and their myriad applications, especially those of a social nature. A survey conducted by Telefonica with young people from 18 to 30 showed that in Brazil, 78% have smartphones and use at least one social networking application and / or message. Taking into account the growing demand, this project proposed the development of an application to support education, providing contact with the discipline and colleagues via smartphones. It was decided by the development methodology called prototyping in order to create and improve the product through successive reviews.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMobile devicespt_BR
dc.titleCéos: sistema mobile para aprendizagem colaborativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO aprendizado e a diferença de desempenho acadêmico existente entre os alunos são o foco de diversos estudos e pesquisas na área da educação, dentre as inúmeras variáveis existentes, a maioria aponta para um determinante em comum que influencia diretamente o desempenho acadêmico dos alunos, o complemento do estudo em casa. Fora do ambiente escolar as atividades pedagógicas disputam o tempo e atenção do aluno com uma grande quantidade de entretenimento. Uma dessas atividades é a utilização dos smartphones e sua infinidade de aplicativos, principalmente os de cunho social. Uma pesquisa realizada pela Telefônica com jovens de 18 a 30 anos mostrou que, no Brasil, 78% possuem smartphones e utilizam pelo menos um aplicativo de rede social e/ou troca de mensagens. Levando em conta a demanda crescente o presente projeto propôs o desenvolvimento de um aplicativo para apoio ao ensino, proporcionando o contato com a disciplina e colegas através de smartphones. Decidiu-se pela metodologia de desenvolvimento denominada prototipação, a fim de criar e aprimorar o produto através de sucessivas avaliações.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Tenório, Marcos Mincov
dc.contributor.referee1Tenório, Marcos Mincov
dc.contributor.referee2Sato, Gustavo Yuji
dc.contributor.referee3Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2016_1_05.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.