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dc.creatorQuintas, Andreza Celia Domingos
dc.date.accessioned2020-11-13T18:09:16Z-
dc.date.available2020-11-13T18:09:16Z-
dc.date.issued2018-06-12
dc.identifier.citationQUINTAS, Andreza Celia Domingos. Scratch como proposta metodológica no ensino fundamental. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11589-
dc.description.abstractThis paper presents a methodological proposal that aims to collaborate with elementary school. Through the Scratch tool, a series of examples were created for the elaboration of activities in groups. For the development of this game was taken into account a dissemination of texts (Smartphones), textit tablets and computers, in the routine of students. The objective is to help students to fix and assimilate the contents studied, as well as to provide teachers with a new working tool. The game was developed for some areas of education, such as Portuguese, mathematics, history, geography and general knowledge. This work proposes the use of digital educational games for teaching in teaching without learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectFundamental educationpt_BR
dc.subjectScratch (Computer program language)pt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleScratch como proposta metodológica no ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta metodológica que visa colaborar com o ensino fundamental. Através da ferramenta Scratch foi desenvolvido uma atividade como exemplo a ser utilizada tanto por professores para avaliação e fixação dos conteúdos, como por alunos para desenvolver atividades em grupos. Para o desenvolvimento deste jogo levouse em consideração a disseminação de Smartphones, tablets e computadores, na rotina dos alunos. O objetivo do jogo é auxiliar os alunos a fixarem e assimilar os conteúdos estudados, bem como propiciar aos professores uma nova ferramenta de trabalho. O jogo foi desenvolvido para algumas áreas de ensino, tais como português, matemática, história, geografia e conhecimentos gerais. Este trabalho propõe a utilização de jogos educacionais digitais para auxiliar no ensino aprendizagem no Ensino Fundamental, para que os alunos tenham um método de ensino através do meio digital.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes
dc.contributor.referee1Cattelan, Carla
dc.contributor.referee2Danieli, João Paulo
dc.contributor.referee3Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
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