Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHoffmann Junior, Vilmar
dc.date.accessioned2020-11-13T18:09:12Z-
dc.date.available2020-11-13T18:09:12Z-
dc.date.issued2017-11-07
dc.identifier.citationHOFFMANN JUNIOR, Vilmar. Jogos digitais no ensino da matemática como auxílio na prática docente. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11585-
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the contributions that digital educational games provide for learning mathematical concepts for students in the 6th grade. Many students see mathematics as a difficult discipline, with this, the teachers are faced with some difficulties, among them, is the increasing numbers of disapproval, due to the low understanding of the contents. Therefore, it is necessary to search ceaselessly for new forms that support their practices more consistent with the current panorama. In the theoretical framework, the importance of the use of information and communication technologies (ICTs) is addressed. In this context, we present the changes that informatics provided to society and to the school, as well as the contribution of digital games to teaching-learning. Mathematics discipline. In addition, the advantages of the use of Scratch, as a pedagogical tool for the production of digital mathematical games, were sought through works by authors of the area. Thus, a game was developed in Scratch environment with the objective to review the content of graphs, its classification, for students of the 6th year of elementary school, in order to encourage the use of digital games as an aid to teaching practice. It was concluded that games allow many advantages for teaching-learning of mathematics and contribute to pedagogical practice, reflecting on the quality of learning, however, if not correctly applied by teachers, the use of this resource is invalid. The role of the teacher in this process is fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectScratch (Computer program language)pt_BR
dc.titleJogos digitais no ensino da matemática como auxílio na prática docentept_BR
dc.title.alternativeDigital games in the teaching of mathematics as aid in teaching practicept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar as contribuições que os jogos digitais educacionais proporcionam para aprendizagem de conceitos matemáticos para alunos do 6º do ensino fundamental. A Matemática é vista por muitos alunos como uma disciplina difícil, com isso, os professores se deparam com algumas dificuldades, entre elas, está o crescente números de reprovação, em função da baixa compreensão dos conteúdos. Por isso, se torna necessário a busca incessante de novas formas que suportem suas práticas mais condizentes com o panorama atual. No referencial teórico é abordado a importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs), neste contexto apresenta-se as mudanças que a informática proporcionou para sociedade e para a escola, bem como a contribuição dos jogos digitais para o ensino-aprendizagem da disciplina de Matemática. Além disso, buscou-se, através de trabalhos de autores da área, as vantagens do uso do Scratch, como ferramenta pedagógica para produção de jogos digitais matemáticos. Assim, desenvolveu-se um jogo em ambiente Scratch com o objetivo de revisar o conteúdo de gráficos, sua classificação, para alunos do 6º ano do ensino fundamental, a fim de incentivar o uso de jogos digitais como auxílio para prática docente. Concluiu-se que os jogos possibilitam muitas vantagens para o ensino-aprendizagem da matemática e contribuem na prática pedagógica, refletindo na qualidade da aprendizagem, contudo, se não aplicados de forma correta pelos professores, invalida-se o uso deste recurso, assim, o papel do professor nesse processo é fundamental.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Maici Duarte
dc.contributor.referee1Gomes, Henrique Glicério da Conceição
dc.contributor.referee2Prado, Naimara Vieira do
dc.contributor.referee3Leite, Maici Duarte
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2017_2_10.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.