Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKlososki, Patrick James
dc.date.accessioned2020-11-13T18:09:10Z-
dc.date.available2020-11-13T18:09:10Z-
dc.date.issued2017-11-21
dc.identifier.citationKLOSOSKI, Patrick James. Raspadinha digital para interação entre professores e alunos por Team-Based Learning. 2017. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11582-
dc.description.abstractThe active methodologies are important resources for the critical and reflexive formation of students through constructivist learning teaching processes, which highlight the contemporary context of teaching when they favor the students’ autonomy and curiosity. Adopting an active methodology is still a great challenge, as they struggle with relationships of culture, resistance, ignorance and denial for not wanting to try to impose something new. In this context, the Team-Based Learning (TBL) method can be offered, together with the help of the feedback card ("in a simpler translation of the scratch cards"), which is a proposal to unite and interact teachers and students in classroom. Thus, the objective of this work is to enable a model of pedagogical practice based on the active TBL methodology for the mediation of its varied contents developed in the classroom. The objective of the work is to develop a policy for smartphones that implements the active TBL methodology for student - content mediation. This application will be a "Digital Scratch", will give immediate feedback.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.titleRaspadinha digital para interação entre professores e alunos por Team-Based Learningpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAs metodologias ativas são importantes recursos para a formação crítica e reflexiva dos estudantes por meio de processos de ensino aprendizagem construtivistas, que relevam o contexto contemporâneo da docência quando favorecem a autonomia e a curiosidade dos educandos. Adotar uma metodologia ativa ainda é um grande desafio, pois esbarram em relações de cultura, resistência, desconhecimento e negação por não querer tentar impor algo novo. Diante deste contexto pode-se oferecer o método Team-Based Learning (TBL), juntamente com o auxílio do cartão de feedback ("em uma tradução mais simplificada as raspadinhas"). A qual é uma proposta para unir e interagir professores e alunos em sala de aula. Assim, o objetivo deste trabalho é possibilitar um modelo de prática pedagógica baseada na metodologia ativa TBL para a mediação de seus variados conteúdos desenvolvidos em sala de aula. O objetivo do trabalho é desenvolver um plicativo para smartphones que implementa a metodologia ativa TBL para a mediação aluno - conteúdo. Este aplicativo será uma "Raspadinha Digital"e dará um feedback imediato.pt_BR
dc.degree.localFrancisco Beltrãopt_BR
dc.publisher.localFrancisco Beltraopt_BR
dc.contributor.advisor1Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes
dc.contributor.advisor-co1Sato, Gustavo Yuji
dc.contributor.referee1Reinaldo, Francisco Antonio Fernandes
dc.contributor.referee2Sato, Gustavo Yuji
dc.contributor.referee3Oliveira, Wellton Costa de
dc.contributor.referee4Gomes, Henrique Glicério da Conceição
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Informáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:FB - Licenciatura em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FB_COLIN_2017_2_07.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.