Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPiva, Vanessa Gioveli
dc.date.accessioned2020-11-13T13:09:13Z-
dc.date.available2020-11-13T13:09:13Z-
dc.date.issued2018-06-21
dc.identifier.citationPIVA, Vanessa Gioveli. Ações de educação ambiental em uma escola pública: conhecer para preservar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11141-
dc.description.abstractNowadays, environmental issues have been widely discussed. Due to the need to transform the habits of the population, the media always show the environmental disasters that occur worldwide. The excessive consumerism has been causing a great environmental impact. Environmental Ethics Education, in this case, makes it possible to integrate several issues related to the environment. In this context, a project had been developed with students from the 4th and 5th grades from Dois Vizinhos-PR’ municipal education system in order to show, through lectures, dynamics and actions of Environmental Education, the problems that the planet faces, making it possible to idealize new values through education. It was possible to observe an improvement in the way each child acts in the school environment. Students became aware and replaced their old attitudes and values by forming a new version of Environmental Citizenship, setting a new paradigm, changing the place in which they are inserted, developing a motivation and, consequently, a better quality of life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectMeio ambiente e criançaspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectEnvironment and childrenpt_BR
dc.titleAções de educação ambiental em uma escola pública: conhecer para preservarpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental education actions in a public school: knowing to preservept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAtualmente, questões ambientais estão sendo muito discutido, devido a necessidade de transformar os hábitos da população, os meios de comunicação mostram todos os dias catástrofes ambientais que ocorrem no mundo todo. O consumismo excessivo vem gerando um grande impacto ambiental. A educação ambiental de forma ética, neste caso, viabiliza integrar as diversas questões que estão relacionadas ao meio ambiente. Neste contexto, foi desenvolvido um projeto, com alunos do 4o e 5o ano, da escola da rede de ensino municipal do município de Dois Vizinhos, Paraná. Com intuito de mostrar, através de palestras, dinâmicas e ações de Educação ambiental, os problemas que o planeta enfrenta, possibilitando formar novos valores através da educação. Foi possível observar uma melhora na forma de cada criança agir no espaço escolar, os alunos conscientizaram-se e substituíram suas atitudes e valores antigos, formando uma nova versão de cidadania ambiental, gerando um novo paradigma modificando o meio em que estão inseridos, criando uma motivação e melhor qualidade de vida.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira
dc.contributor.referee1Signorati, Adrieli
dc.contributor.referee2Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira
dc.contributor.referee3Lima, Daniela Macedo de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2018_1_08.pdf715,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.