Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBoncoski, Fernanda Paula
dc.date.accessioned2020-11-13T13:08:56Z-
dc.date.available2020-11-13T13:08:56Z-
dc.date.issued2019-12-06
dc.identifier.citationBONCOSKI, Fernanda Paula. O zoológico como abordagem de ensino não formal no ensino de ciências e biologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11136-
dc.description.abstractThe teaching of science and biology covers a large area of knowledge and has great importance in the formation of man, contributing to the understanding of the world and also of man as part of the environment. Zoology is a content addressed in Science and Biology Teaching and is characterized by the study of animals. This paper proposes an analysis of a different didactic approach to Science Teaching, more precisely Zoology: The use of the Zoo as a non-formal space for the construction of knowledge. For many years, zoos were seen only as an environment conducive to leisure, rest and entertainment, but increasingly this environment has become a great ally in educational activities, serving as a space for non-formal education, providing a greater interest in students for the teaching of zoology. For this, an analysis was made in the present literature about the use of this space for Zoology Teaching and after that the information found was discussed. This work made questionnaires to be used by teachers before and after the visit to the Zoo, contributing to the students' learning diagnosis. Finally, the present study based a didactic material, more precisely a short guide of visitation in Zoos, in order to assist such moments of education held in the non-formal Zoo space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectZoologypt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.titleO zoológico como abordagem de ensino não formal no ensino de ciências e biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Ensino de Ciências e de Biologia abrange uma grande área de conhecimento e possui grande importância na formação do homem, colaborando para a compreensão do mundo e também do homem como parte do meio. A zoologia é um conteúdo abordado no Ensino de Ciências e de Biologia e se caracteriza pelo estudo dos animais. O presente trabalho propõe realizar uma análise de uma abordagem didática diferente para o Ensino de Ciências, mais precisamente de Zoologia: O uso do Zoológico como espaço não formal para a construção de saberes. Durante muitos anos, os Jardins Zoológicos eram vistos apenas como um ambiente propício ao lazer, descanso e entretenimento, porém, cada vez mais este ambiente tem se tornado um grande aliado em atividades educativas, servindo como espaço para a educação não formal, proporcionando um maior interesse nos alunos para o ensino da Zoologia. Para isso, foi realizada uma análise na literatura presente sobre o uso deste espaço para o Ensino da Zoologia e após isso discutido as informações encontradas. Este trabalho realizou a confecção de questionários, a fim de estes serem utilizados pelos professores antes e após a visita ao Zoológico, contribuindo para o diagnóstico de aprendizado dos alunos. Por fim, o presente estudo embasou um material didático, mais precisamente um pequeno guia de visitação em Zoológicos, a fim de auxiliar tais momentos de educação realizadas no espaço não formal Zoológico.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maria Antonia Michels de
dc.contributor.referee1Sobjak, Thaís Maylin
dc.contributor.referee2Souza, Maria Antonia Michels de
dc.contributor.referee3Denardi, Shana Caleffi
dc.contributor.referee4Villa, Thiago Cacção
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2019_2_08.pdf4,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.