Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVergés, Emiliana de Almeida
dc.date.accessioned2020-11-13T13:08:32Z-
dc.date.available2020-11-13T13:08:32Z-
dc.date.issued2018-06-06
dc.identifier.citationVERGÉS, Emiliana de Almeida. Alfabetização científica no ensino fundamental: interdisciplinaridade em zoologia. 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11128-
dc.description.abstractFaced with challenges experienced in teaching practice is the need to train the child as a participatory and integral member of the world. The present work sought to present an interdisciplinary proposal for the content of Zoology, "Classification of animals" by means of Didactic Sequences in Science Teaching as a subsidy for Scientific Literacy. In order to demystify the confused and disarticulated scenario of the teaching-learning process, Scientific Literacy goes beyond the mechanical limit of reading and writing because it provides not only scientific concepts, but also the ability to interpret the phenomena that occur on a daily basis. Thus, the work was developed in a municipal school in Dois Vizinhos (PR), with a third year of elementary school, based on didactic sequences involving the study of vertebrates (fish, amphibians, reptiles, birds and mammals). The didactic sequences were divided into modules, which made it possible to collect students' previous knowledge and to apply art, literature or writing activities. Thus, the students were involved in the study of the Nature Sciences through interdisciplinarity, overcoming the fragmentation of knowledge through Scientific Literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectZoologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.titleAlfabetização científica no ensino fundamental: interdisciplinaridade em zoologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEm frente a desafios vivenciados na prática docente encontra-se a necessidade de formação da criança como um indivíduo participativo e integrante do mundo. O presente trabalho buscou apresentar uma proposta interdisciplinar para o conteúdo de Zoologia, “Classificação dos animais” por meio de Sequências Didáticas no Ensino de Ciências como subsídio para à Alfabetização Científica. Em busca de desmistificar o cenário confuso e desarticulado do processo de ensino-aprendizagem, a Alfabetização Científica ultrapassa o limite mecânico de ler e escrever pois fornece não só conceitos científicos, mas sim a capacidade de interpretação dos fenômenos que ocorrem no dia a dia. Assim, o trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal de Dois Vizinhos – PR, com uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental, a partir de sequências didáticas envolvendo o estudo dos vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). As sequências didáticas foram divididas em módulos, que oportunizaram coletar o conhecimento prévio dos alunos e a aplicação de atividades envolvendo arte, literatura ou escrita. Assim, os discentes envolveram-se no estudo das Ciências da Natureza por meio da interdisciplinaridade, superando a fragmentação dos saberes através da Alfabetização Científica.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Kovalski, Mara Luciane
dc.contributor.referee1Potrich, Michele
dc.contributor.referee2Kovalski, Mara Luciane
dc.contributor.referee3Prá, Marina Celant De
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2018_1_02.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.