Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Carmen Catarina Brostolin
dc.date.accessioned2020-11-13T13:08:03Z-
dc.date.available2020-11-13T13:08:03Z-
dc.date.issued2018-11-21
dc.identifier.citationRIBEIRO, Carmen Catarina Brostolin. O uso das atividades experimentais investigativas como ferramenta de ensino para auxiliar o professor de ciências nos conteúdos de física. 2018. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11118-
dc.description.abstractIn light of the difficulties found by science teachers related to the transposition of Physics topics to the students, often due to a lack laboratories suited for practical activities, allied to the fact that the topics of Physics are taught only in the last quarter of the year, and added to the deficiencies on the teachers’ academic formation, whom had only a slight contact with Physics during their graduation, is that this research was developed. It aims to produce a manual with experimental investigative activities for the module of Sciences, more precisely tailored for the ninth Year of Elementary Education II, in order to help the teachers of this module to complement the theoretical content already being studied in the classrooms. The Science textbooks used nowadays bring only few examples of experimental activities that can be conducted. These experiments often do not stimulate the students to debate and are rapidly presented only in the end of each chapter. Given this context, our research proposes experimental investigative activities for the developed manual. This type of experimental activity does not have a predetermined script, it is a hands-on activity, in which the students have to debate, propose hypothesis and develop experiments to test and solve a problem. The manual produced in this research was tested by a science teacher, who also evaluated it by means of questionnaires. The manual was further assessed by this project researcher through the observation of the use of the manual by the science teacher. All the data collected through these multiple assessments were analyzed according to a qualitative research approach. With regard to the results achieved by this research, we found that there are difficulties in the development of investigative experimental activities, leading to a recurrence of the traditional practice model, which may be due to the inefficiency of an initial training or continuing teacher training. However, it was satisfactory to present the school with a new activity in order to help science teachers to overcome the obstacles of teaching. As well, this research has also served to open possibilities for the expansion of this project, in which more experiments contemplating other Physics contents will be added to the manual, and its assessment will be expanded to further schools and teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de ciênciapt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience teacherspt_BR
dc.subjectPhysicspt_BR
dc.titleO uso das atividades experimentais investigativas como ferramenta de ensino para auxiliar o professor de ciências nos conteúdos de físicapt_BR
dc.title.alternativeThe use of investigative experimental activities as a teaching tool for assisting the science teacher in the contents of physicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDiante das dificuldades encontradas pelos professores de Ciências relacionadas a transposição dos conteúdos de Física para os alunos, devido à falta de laboratório para aulas práticas, ao fato do conteúdo ser reservado apenas ao último trimestre do ano na disciplina e, ainda somadas às deficiências referentes à formação acadêmica do docente, na qual houve apenas um contato ínfimo com a Física, é que foi elaborado esse trabalho. Ele teve como objetivo produzir um manual com atividades experimentais investigativas de Física para a disciplina de Ciências, mais precisamente voltadas para o 9º Ano do Ensino Fundamental II, com intuito de auxiliar os docentes desta disciplina a complementar o conteúdo teórico abordado em sala de aula. O livro didático atualmente adotado para a disciplina de Ciências traz alguns exemplos de práticas experimentais. Porém, elas têm roteiro fechado, não proporcionam um amplo espaço de discussão e ainda são apresentadas de forma rápida apenas no final de cada capítulo. Diante desse contexto, o presente trabalho propôs um manual com propostas de atividades experimentais investigativas. Tais atividades não seguem um roteiro fixo, são abertas e comandadas pelos alunos que devem propor hipóteses, discutir e elaborar experimentos para a solução de um problema. O manual construído foi testado por uma professora de Ciências, que também o avaliou por meio de questionários. Além disso, o manual também foi avaliado por sua pesquisadora por meio da observação. Todos os dados coletados por meio das múltiplas avaliações empregadas foram analisados de acordo com a abordagem qualitativa da investigação. No que diz respeito aos resultados alcançados por essa investigação, constatou-se que existem dificuldades no desenvolvimento de atividades experimentais investigativas, que levam a reincidir no modelo de prática tradicional, podendo ser oriundos da deficiência da formação inicial ou formação continuada dos professores. Contudo, foi satisfatório levar à escola uma atividade nova com intuito de auxiliar os professores de Ciências a ultrapassarem os obstáculos do ensino. O desenvolvimento deste trabalho também serviu para abrir possibilidades de ampliação para essa pesquisa, na qual serão inseridos, no manual, experimentos que abordem outros conteúdos de Física, além da ampliação dos testes à mais escolas e professores.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Ponzoni, Raquel de Almeida Rocha
dc.contributor.advisor-co1Amaral, Anelize Queiroz
dc.contributor.referee1Lima, Daniela Macedo de
dc.contributor.referee2Ponzoni, Raquel de Almeida Rocha
dc.contributor.referee3Amaral, Anelize Queiroz
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2018_2_03.pdf16,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.