Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJarenczuk, Ana Paula
dc.date.accessioned2020-11-13T13:08:00Z-
dc.date.available2020-11-13T13:08:00Z-
dc.date.issued2018-11-23
dc.identifier.citationJARENCZUK, Ana Paula. Modelos didáticos comestíveis, uma ferramenta para o ensino de biologia celular. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11117-
dc.description.abstractThis project had as the main goal investigate the teaching strategies and help the educators through the teaching-learning process of Cellular Biology content, in addition, methodologies used by teachers were studied to see if they are enabling students learning. The investigation took place at a state school located in the city of Quedas do Iguaçu, with 25 students a high school first year class. In the present study, the qualitative approach was used, which adopted a participant research. As instrument of data collection, a participant observation was used during one month, questionnaires and a workshop was offered at an available time for students and teachers, but only five students attended the workshop. During the opportunity, everyone was able to build their own edible education materials, differentiating vegetable cell from animal cells, which was made feasible through cakes and fondant, which schematized the structures that make up the cells. At the end of the workshop the students presented a significant positive change in the learning of Cell Biology, which mention that the cells are of paramount importance for the maintenance of life and the proper functioning of the organs. It is noticed that this activity lúdica helped in a playful way the learning of the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCitologiapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectCytologypt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleModelos didáticos comestíveis, uma ferramenta para o ensino de biologia celularpt_BR
dc.title.alternativeEdible educational materials, a tool for cellular biology teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo fundamental investigar as estratégias didáticas utilizadas pelos professores de Biologia e auxiliar os educandos no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de Biologia Celular, além disso, foi sondado as metodologias utilizadas pelo professor estão viabilizando a aprendizagem dos alunos. A investigação ocorreu em um Colégio Estadual localizado no município de Quedas do Iguaçu, com 25 alunos da turma de 1º ano do Ensino Médio. No presente estudo, foi utilizada a abordagem de cunho qualitativo, o qual adotou a pesquisa participante. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a observação participante ao longo de um mês, questionários e também, foi ofertada uma oficina em horário contraturno para os alunos e professores, porém só cinco educandos compareceram na oficina. Na oportunidade, todos puderam construir seus próprios modelos didáticos comestíveis, diferenciando as células vegetais das animais, a qual se viabilizou por meio de bolos e cobertura de pasta americana tingida e modelada, que esquematizaram as estruturas que compõem as células. Ao final da oficina os alunos apresentaram uma significativa mudança positiva no aprendizado de Biologia Celular, os quais mencionam que as células são de suma importância para a manutenção da vida e o bom funcionamento dos órgãos. Percebe-se que essa atividade lúdica auxiliou de maneira lúdica o aprendizado dos educandos.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Kovalski, Mara Luciane
dc.contributor.advisor-co1Freitas, Patricia Franchi de
dc.contributor.referee1Sereia, Diesse Aparecida de Oliveira
dc.contributor.referee2Franci, Patrícia Freitas
dc.contributor.referee3Kovalski, Mara Luciane
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2018_2_02.pdf785,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.