Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11074
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMeredik, Poliana Aparecida
dc.date.accessioned2020-11-13T13:06:25Z-
dc.date.available2020-11-13T13:06:25Z-
dc.date.issued2015-11-17
dc.identifier.citationMEREDIK, Poliana Aparecida. A formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental II da rede pública de Dois Vizinhos, Paraná. 2015. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11074-
dc.description.abstractCurrently, there are several initiatives concerning the continuing education of teachers to guide them on their importance so that they can always innovate their practice, both educational as specific knowledge in the area of Sciences. This research was developed through the application of questionnaires to science teachers of elementary school II, teaching staff of state schools and members of the Regional Education Center - Headquarters Two Paraná neighbors, with the aim of analyzing how is the continuing education of said core science teachers, identifying what are the selection criteria for the issue of continuing education thereof, and to identify the contribution of continuing education to the role of the teacher in the classroom. Subsequently, the questionnaires were analyzed according to the assumptions of content analysis in order to compare data to analyze the relationship between what is provided by public policies with what happens in practice in relation to the continuing education of science teachers, aiming commitment for the implementation of these proposals. It was obtained as a result that the State of Paraná provides continuing education for teachers. However, this training does not correspond to the expectations of professionals interviewed education. In addition, both the Regional Center of Education as teachers find it difficult to effect a continuing education quality, however the majority of teachers consider it very important.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleA formação continuada de professores de ciências do ensino fundamental II da rede pública de Dois Vizinhos, Paranápt_BR
dc.title.alternativeThe continuing education of elementary school science teachers II of the public network of Dois Vizinhos, Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNa atualidade, várias são as iniciativas a respeito da formação continuada de professores a fim de orientá-los sobre a sua importância para que possam inovar sempre a sua prática, tanto pedagógica quanto de conhecimentos específicos na área de Ciências. A presente pesquisa foi desenvolvida por meio da aplicação de questionários aos professores de Ciências do Ensino Fundamental Anos Finais, equipe pedagógica de escolas estaduais e para membros do Núcleo Regional de Educação – Sede Dois Vizinhos Paraná, tendo o intuito de analisar como está a formação continuada dos professores de Ciências do referido núcleo, identificando quais são os critérios de escolha para o tema da formação continuada dos mesmos, além de verificar qual a contribuição da formação continuada para a atuação do professor em sala de aula. Posteriormente, os questionários foram analisados seguindo os pressupostos da Análise de Conteúdo, a fim de confrontar dados para analisar a relação entre o que é previsto pelas políticas públicas com o que ocorre na prática em relação à formação continuada de professores de Ciências, visando o comprometimento para a realização destas propostas. Obteve-se como resultado que Estado do Paraná fornece formação continuada aos professores. Entretanto, essa formação não esta correspondendo às expectativas dos profissionais da educação entrevistados. Além disso, tanto o Núcleo Regional de Educação quanto os professores possuem dificuldade para efetivar uma formação continuada de qualidade, no entanto a maioria dos professores a consideram de grande importância.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Kovalski, Mara Luciane
dc.contributor.referee1Boeno, Rosangela Maria
dc.contributor.referee2Kovalski, Mara Luciane
dc.contributor.referee3Sartori, Glauber
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2015_2_05.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.