Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11073
Título: | Práticas de educação ambiental e fitossociologia da flora herbácea na trilha ecológica da UTFPR-DV |
Autor(es): | Warmling, Jheniffer Valmira |
Orientador(es): | Filippi, Marciele |
Palavras-chave: | Comunidades vegetais Educação ambiental Ecologia vegetal Plant communities Environmental education Plant ecology |
Data do documento: | 1-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Dois Vizinhos |
Citação: | WARMLING, Jheniffer Valmira. Práticas de educação ambiental e fitossociologia da flora herbácea na trilha ecológica da UTFPR-DV. 2015. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2015. |
Resumo: | A Educação Ambiental compreende uma prática educativa que auxilia a sensibilização de estudantes em relação à preservação do ambiente. Tal área surgiu com o intuito de sensibilizar a sociedade, promovendo atitudes conservacionistas. Em função de tal importância o presente trabalho promoveu melhorias na Trilha Ecológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Campus Dois Vizinhos, através de práticas educacionais envolvendo revitalização, identificação de espécies herbáceas, palestras e visitações. As atividades surtiram respostas positivas, promovendo o envolvimento entre docentes e discentes com questões ambientais dentro da instituição. Quanto ao conhecimento cientifico, envolvendo a botânica, a trilha apresenta diversidade múltipla e variada de espécies herbáceas, sendo a mais abundante a Hydrocotyle leucocephala Cham. O ambiente possui baixo índice de diversidade e uniformidade, apresentando pontos alterados no que diz respeito à conservação. O estudo proporcionou de maneira pratica o desenvolvimento e a aplicação da Educação Ambiental, contribuindo para a formação profissional e pessoal dos envolvidos. |
Abstract: | Environmental education comprises an educational practice that helps raise awareness of students in relation to the preservation of the environment. Such area arose in order to sensitize society, promoting conservation attitudes. On the basis of such importance this work promoted improvements in ecological path of the Federal Technological University of Paraná-Campus Dois Vizinhos, through educational practices involving revitalization, identification of herbaceous species, lectures and visitations. The activities had positive responses, promoting involvement between teachers and students with environmental issues within the institution. As scientific knowledge, involving the Botany, the track features multiple and varied diversity of herbaceous species, being the more abundant the Hydrocotyle leucocephala Cham. The environment has low diversity and uniformity, showing points changed with regard to conservation. The study has provided practical way the development and application of environmental education, contributing to the professional and personal training of those involved. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11073 |
Aparece nas coleções: | DV - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DV_COBIO_2015_2_04.pdf | 2,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.