Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11027
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLocatelli, kátia Juliana Dias
dc.date.accessioned2020-11-13T13:05:28Z-
dc.date.available2020-11-13T13:05:28Z-
dc.date.issued2017-11-30
dc.identifier.citationLOCATELLI, Kátia Juliana Dias. Inclusão escolar e o ensino de Ciências. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11027-
dc.description.abstractThis research had as objective to investigate the process of Inclusive Education in a State School of the municipality of Dois Vizinhos. The research was carried out regarding the number of students included, the needs they present and the methodologies used by the school to apply to the students included. Initially the work traces a brief history of Inclusive Education, addressing how the inclusion process was initiated worldwide, then as it was in Brazil and later as it occurred in the State of Paraná. The inclusion of students with special educational needs in the regular school system has become compulsory and regulated by Law. Therefore, the present study proposed the collection of data using questionnaires, interviews and field diaries. The questionnaires were applied to teachers who are in charge of the regular classes of Science and Biology and to teachers who support the students with special educational needs. The interviews were applied to the teacher of the multifunctional resources room and to the pedagogical team. The field diary was used for notes of the daily observations working with the included students. Data analysis was performed using the qualitative method. The school has 52 students enrolled, these students attend the multifunctional resource room in the opposite period of regular education. In this space there are various games and teaching materials in order to provide a diversified learning environment. After the data collection, games were developed to teach science to be applied to students with special educational needs, facilitating the understanding of the content proposed in the curriculum. Through this study it is emphasized that it is possible to provide quality education to all, if each plays its part within the school community. The observed school is constantly changing to better serve students with special educational needs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleInclusão escolar e o ensino de Ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeSchool inclusion and Science teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de Educação Inclusiva em uma Escola Estadual do município de Dois Vizinhos. A investigação deu-se quanto ao número de alunos inclusos, as necessidades que os mesmos apresentam e as metodologias utilizadas pela escola para aplicar aos alunos inclusos. Inicialmente o trabalho traça um breve histórico da Educação Inclusiva, abordando como se iniciou a nível mundial o processo de inclusão, em seguida como foi no Brasil e posteriormente como ocorreu no Estado do Paraná. A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino tornou-se obrigatória e regulamentada por Lei. Sendo assim o presente estudo propôs a coleta de dados onde se utilizou de questionários, entrevistas e diário de campo. Os questionários foram aplicados para professores regentes das turmas regulares de Ciências e Biologia e para professores de apoio dos alunos com necessidades educacionais especiais. As entrevistas foram aplicadas para a professora da sala de recursos multifuncionais e para a equipe pedagógica. O diário de campo foi utilizado para anotações das observações diárias trabalhas com os alunos inclusos. A análise dos dados foi realizada pelo método qualitativo. A escola apresenta 52 alunos inclusos matriculados, esses alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais no período contra turno do ensino regular. Nesse espaço estão presentes diversos jogos e materiais didáticos a fim de proporcionar um ambiente de ensino aprendizado diversificado. Após a coleta de dados desenvolveu-se jogos voltados ao Ensino de Ciências para ser aplicado aos alunos com necessidades educacionais especiais, facilitando o entendimento do conteúdo proposto na grade curricular. Através desse estudo destaca-se que é possível proporcionar um ensino de qualidade a todos, se cada um desempenhar seu papel dentro da comunidade escolar. À escola observada está em constante transformação para melhor atender os alunos com necessidades especiais educacionais.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Kovalski, Mara Luciane
dc.contributor.advisor-co1Ceolato, Izaura Maria
dc.contributor.referee1Andrade, Renan De Bastos
dc.contributor.referee2Kovalski, Mara Luciane
dc.contributor.referee3Betti, Dulcineia
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Licenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COBIO_2017_2_03.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.