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dc.creatorBarros, Iuri Pereira
dc.date.accessioned2020-11-12T19:05:05Z-
dc.date.available2020-11-12T19:05:05Z-
dc.date.issued2019-05-31
dc.identifier.citationBARROS, Iuri Pereira. Análise do consumo de energia, performance e da estabilidade de veículos articulados propulsionados com um dolly eletrificado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10614-
dc.description.abstractRegarding the emission of greenhouse gases by economic activity, transportation is accounted for almost 25.8% of these emitted pollutants. Moreover, the majority part of these emissions is derived from vehicles powered with Internal Combustion Engines. To avoid future complications due to air contamination, e.g. global warming and health issues, most countries are proposing harder restrictions on vehicle emission standards. Therefore, the search for sustainable drive-trains is in the spotlight of today’s automotive industry agenda. Hybridization of conventional fossil fuel trucks using electrified dolly, appears as a candidate solution for the problem. This work’s objective was to determine the pros and cons of vehicles hybridized by the implementation of e-dollys and to compare them to conventional diesel trucks. Using simulation, this work evaluated the impact of the e-dolly technology on the dynamic stability, longitudinal performance and on the fuel consumption of these vehicles. Also, it was studied how the control unit of the hybrid truck would act in situations of dynamic instability. Simulation models used to evaluate the longitudinal and lateral dynamics of the vehicle were proposed together with the control algorithm of the propulsion system. The energy management strategy was based on an adaptive approach of the Equivalent Consumption Minimization Strategy. Finally, using the proposed simulation framework, it was found that vehicles equipped with an e-dolly have best fuel economy, best performance on gradeability, shorter transportation time and reduction in the frequency of gearshifts compared to a conventional truck.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTransporte rodoviário de cargapt_BR
dc.subjectSistemas de propulsãopt_BR
dc.subjectAutomóveis - Dinâmicapt_BR
dc.subjectReboquept_BR
dc.subjectVeículo elétrico híbridopt_BR
dc.subjectTruckingpt_BR
dc.subjectPropulsion systemspt_BR
dc.subjectAutomobiles - Dynamicspt_BR
dc.subjectTowingpt_BR
dc.subjectHybrid electric vehiclespt_BR
dc.titleAnálise do consumo de energia, performance e da estabilidade de veículos articulados propulsionados com um dolly eletrificadopt_BR
dc.title.alternativeEnergy consumption, performance and stability analysis of articulated vehicles powered with electrified dollypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO transporte de bens e pessoas é a atividade econômica responsável pela emissão de aproximadamente 25,8% dos gases de efeito estufa presentes na atmosfera terrestre, sendo a maior parcela desses gases emitida por veículos movidos à motores de combustão interna. Com o intuído de evitar o aquecimento global e a complicação do cenário público de saúde, a maioria dos países está propondo restrições severas no quesito emissão de poluentes geradas por veículos de transporte. Assim, torna-se evidente a busca por sistemas de propulsão sustentáveis, como a hibridização de veículos pesados pela implementação de dollys, a fim de atender as futuras regulamentações. O objetivo deste trabalho foi determinar os prós e contras de veículos hibridizados com e-dollys e compará-los a caminhões convencionais. Por meio de simulações, este trabalho avaliou o impacto da tecnologia e-dolly na estabilidade dinâmica, desempenho longitudinal e no consumo de combustível do veículo. Foi ainda estudado, como a unidade de controle do veículo híbrido decide quais sistemas de propulsão atuam em situações de instabilidade lateral. Modelos computacionais para simular a dinâmica longitudinal e lateral do veículo foram propostos junto ao algoritmo de controle do sistema de propulsão. A estratégia de gerenciamento de energia foi baseada em uma abordagem adaptativa do Equivalent Consumption Minimization Strategy. Por fim, utilizando a estrutura de simulação proposta foi constatado que veículos equipados com o e-dolly apresentam maior economia de combustível, melhor desempenho de capacidade de escalada, menor tempo de transporte e redução no número de mudança de marcha em relação a um caminhão convencional.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Jacobson, Bengt
dc.contributor.advisor-co1Villanova, Rodrigo Lupinacci
dc.contributor.referee1Jacobson, Bengt
dc.contributor.referee2Villanova, Rodrigo Lupinacci
dc.contributor.referee3Jacobson, Bengt
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

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