Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10586
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMizushima, Diego
dc.creatorGomes, Matheus Précoma
dc.date.accessioned2020-11-12T19:00:15Z-
dc.date.available2020-11-12T19:00:15Z-
dc.date.issued2018-12-07
dc.identifier.citationMIZUSHIMA, Diego; GOMES, Matheus Précoma. Otimização da rota de caminhões na distribuição de sorvetes de uma empresa localizada no oeste do Paraná. 2018. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10586-
dc.description.abstractThe logistical cost, especially of physical distribution of finished products, accounts for a significant portion of the total cost of an organization. The Vehicle Routing Problem, which is one of the applications of Operational Research (OR), has the objective of minimizing these costs by optimizing the route of the vehicles. The objective of this research project is to develop an approach to a solution to the ice cream distribution problem of a company located in western of Paraná. With the specific objective of lowering distribution costs and improving the management of the current distribution model, creating a weekly route itinerary, which is currently made empirically. This work make an introduction about transportation logistics and the problem of vehicle routing, approaching the theory of vehicle routing. For the modeling of the mathematical model, a free solver was used, Gusek, which uses GLPK as a Linear Programming problem solving software. Goods result were obtained on the real scenarios used for studies, reducing costs and reducing the time needed to deliver the orders. For future work it is recommended the use of alternative algorithms that that allow the solution of scenarios with larger resorts and additions of constraints that increase the complexity of the problem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVeículos a motor - Frotaspt_BR
dc.subjectPesquisa operacionalpt_BR
dc.subjectLogística - Custospt_BR
dc.subjectLevantamentos de rotaspt_BR
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMotor vehicle fleetspt_BR
dc.subjectOperations researchpt_BR
dc.subjectLogistics - Costspt_BR
dc.subjectRoute surveyingpt_BR
dc.subjectLinear programmingpt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleOtimização da rota de caminhões na distribuição de sorvetes de uma empresa localizada no oeste do Paranápt_BR
dc.title.alternativeOptimization of the truck route in the distribution of ice cream from a company located in the west of Paranápt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO custo logístico, especialmente de distribuição física de produtos acabados, é responsável por uma parcela significativa sobre o custo total de uma organização. O Problema de Roteirização de Veículos, que é uma das aplicações da Pesquisa Operacional (PO), tem o objetivo de minimizar esses custos otimizando a rota dos veículos. O objetivo desse projeto de pesquisa é desenvolver uma abordagem para uma solução do problema de distribuição de sorvetes de uma empresa localizada no oeste do Paraná. Com os objetivos específicos de diminuir os custos de distribuição e melhorar o gerenciamento do modelo atual de distribuição, criando um itinerário de rotas semanais, que atualmente é realizado de forma empírica. Este trabalho realiza uma introdução acerca da logística de transporte e sobre o problema de roteamento de veículos. Para a modelagem do modelo matemático foi utilizado um solucionador livre, o Gusek, que utiliza o GLPK como ferramenta de resolução de problemas de Programação Linear. Foram obtidos bons resultados acerca dos cenários reais utilizados para estudos, diminuindo custos e diminuindo o tempo necessário para entrega dos pedidos. Para trabalhos futuros recomenda-se a utilização de algoritmos alternativos que possibilitem a solução de cenários com maiores estâncias e adição de restrições que aumentem a complexidade do problema.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Lara, Adriano Perpétuo de
dc.contributor.referee1Lara, Adriano Perpétuo de
dc.contributor.referee2Rodrigues, Luiz Carlos de Abreu
dc.contributor.referee3Verussa Junior, Osvaldo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2018_2_53.pdf3,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.