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dc.creatorBarbieri, Gabriel de Sant’ Anna Vitor
dc.date.accessioned2020-11-12T18:35:09Z-
dc.date.available2020-11-12T18:35:09Z-
dc.date.issued2015-12-17
dc.identifier.citationBARBIERI, Gabriel de Sant’Anna Vitor. Análises de defeitos em caixas de câmbio automotivo. 2015. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10396-
dc.description.abstractIn more complex systems, as in automotive gearbox systems, a close processing is required because there are many moving parts (gears, bearings, axes, etc.), and thus, there are many possible sources of damage and noise generation. The basic objective of this work is the detection of damage in automotive gearbox. The detection methods used are wavelet transform, bispectrum and mathematical morphology. The gearboxes were produced on a production line for heavy vehicles, with or without damages and vibration signals were obtained with the use of accelerometers. The results obtained after treatment of the signs of assays, using different detection methods, allowed the identification of the presence of the damage and its nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.subjectMorfologia - Matemáticapt_BR
dc.subjectEspectros vibracionaispt_BR
dc.subjectMovimentos mecânicospt_BR
dc.subjectEngrenagenspt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectVibrationpt_BR
dc.subjectMorphology - Mathematicspt_BR
dc.subjectMorphology - Mathematicspt_BR
dc.subjectVibrational spectrapt_BR
dc.subjectGearingpt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleAnálises de defeitos em caixas de câmbio automotivopt_BR
dc.title.alternativeDamage analysis in automotive gearboxpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEm sistemas mais complexos, assim como em câmbios automotivos, um rigoroso tratamento de dados é necessário porque existem muitas partes em movimento (engrenagens, rolamentos, eixos, etc.), e desta maneira, existem muitas fontes possíveis de danos e geradoras de ruídos. O objetivo básico deste trabalho é a detecção de danos em câmbios automotivos. Os métodos de detecção utilizados são método de wavelet, biespectro e matemática morfológica. As caixas de câmbio foram produzidas em uma linha de produção de veículos pesados, com ou sem dano, e os sinais de vibração foram obtidos com a utilização de acelerômetros. Os resultados obtidos, após tratamento dos sinais dos ensaios, utilizando os diferentes métodos de detecção, possibilitaram a identificação da presença do dano e sua natureza.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Barbieri, Nilson
dc.contributor.referee1Barbieri, Nilson
dc.contributor.referee2Gomes, Marcio Henrique de Avelar
dc.contributor.referee3Lima, Key Fonseca
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOSpt_BR
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