Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10378
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Suzernande Ribeiro | |
dc.creator | Cogo, Tiago José | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T18:33:28Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T18:33:28Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-22 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Suzernande Ribeiro dos; COGO, Tiago José. Automatização no projeto de estruturas de transporte de equipamentos submarinos. 2015. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10378 | - |
dc.description.abstract | Transport structures are needed for most submarine equipment used in oil exploration. These structures are relatively simple, but with great responsibility and your project follows certain rules. This paper aims to develop a numerical routine for the automation and optimization of the design of these structures for use in an equipment supplier company for oil exploration. It is intended, thus reducing design time, generate standardization and reduction of manufacturing costs. Automation in transport infrastructure project is done in a program in C language, which performs preliminary calculations and sends the information to a script in Python language. Then this script is run by Abaqus ® software and the result is evaluated by the program in C. On average the program takes 27 minutes to generate a structure. SolidWorks ® software was used only to generate the 3D structures were compared with those structures beam element. Therefore, to meet the structural design in a timely manner, structural reliability and standardization, proposed to automate the design of transport infrastructure from the input parameters. Where these parameters generated information for a C ++ program that performs analysis of different structures by the Finite Element Method (FEM) in Abaqus ® software, selecting the best automatically structure. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Petróleo - Transporte | pt_BR |
dc.subject | Automação | pt_BR |
dc.subject | Custo | pt_BR |
dc.subject | Segurança de sistemas | pt_BR |
dc.subject | Indústria petrolífera - Equipamento e acessórios | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Petroleum - Transportation | pt_BR |
dc.subject | Automation | pt_BR |
dc.subject | Cost | pt_BR |
dc.subject | System safety | pt_BR |
dc.subject | Petroleum industry and trade - Equipment and supplies | pt_BR |
dc.subject | Mechanical engineering | pt_BR |
dc.title | Automatização no projeto de estruturas de transporte de equipamentos submarinos | pt_BR |
dc.title.alternative | Automation in the design of transport subsea structures | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Estruturas de transporte são necessárias para a maioria dos equipamentos utilizados na exploração submarina de petróleo. Essas estruturas são relativamente simples, mas com grande responsabilidade e seu projeto segue determinadas normas. O presente trabalho tem como proposta desenvolver uma rotina numérica para a automatização e otimização no projeto destas estruturas para utilização em uma empresa fornecedora de equipamentos para exploração de petróleo. Pretendese, assim reduzir o tempo de projeto, gerar padronização e redução de custos de fabricação. A automatização no projeto de estruturas de transporte é feita em um programa na linguagem C, que realiza cálculos preliminares e manda as informações para um script na linguagem Phyton. Em seguida este script é executado pelo software Abaqus ® e o resultado é avaliado pelo programa em C. Em média o programa leva 27 minutos para gerar uma estrutura. O software SolidWorks ® foi utilizado somente para gerar as estruturas em 3D quem foram comparadas com as estruturas de elementos de vigas. Portanto, para atender o dimensionamento estrutural em tempo hábil, com confiabilidade estrutural e padronização, propôs-se a automatização no projeto das estruturas de transporte a partir dos parâmetros de entrada. Onde estes parâmetros geraram informações para um programa em C++ que realiza análises de diferentes estruturas pelo Método de Elementos Finitos (MEF) no software Abaqus ®, selecionando a melhor estrutura de forma automática. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Maldaner, Marcelo | |
dc.contributor.referee1 | Maldaner, Marcelo | |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Ana Paula Carvalho da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Luersen, Marco Antônio | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_DAMEC_2016_2_23.pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.