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dc.creatorMorishita, Guilherme Senji de Lazzari
dc.date.accessioned2020-11-12T18:27:24Z-
dc.date.available2020-11-12T18:27:24Z-
dc.date.issued2015-06-20
dc.identifier.citationMORISHITA, Guilherme Senji de Lazzari. Otimização topológica de mecanismo de quatro barras. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10295-
dc.description.abstractMany mechanisms are designed without an optimization strategy, resulting in mechanical parts with excessive consumption of raw materials to be manufactured, which is one of the most common cases of over dimensioning. Developing and applying a structural optimization method, it is possible to reduce the load on the bars, which not only vary with the outside load applied, but are directly related to the inertial forces caused, proportionally, by its masses. The method consists in applying loads to a four bar mechanism in order to analyze the stresses in the bars and optimize the bars’ topologies in their critical positions making use of ANSYS’s tools. This process has the objective of eliminating excessive material and redistributing the essential in an optimized manner. After an optimized topology has been determined, new stress analyses are performed to validate the results and to verify that the optimized mechanism can bear the applied load.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSoftware de aplicaçãopt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectOtimização estruturalpt_BR
dc.subjectApplication softwarept_BR
dc.subjectFinite element methodpt_BR
dc.subjectStructural optimizationpt_BR
dc.titleOtimização topológica de mecanismo de quatro barraspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoMuitos mecanismos são projetados sem uma estratégia de otimização, resultando em dispositivos fabricados com excesso de material, sendo este um dos superdimensionamentos mais comuns. Desenvolvendo-se e aplicando um método de otimização estrutural, é possível reduzir os esforços nos elos que, além de variarem com o carregamento aplicado, também estão diretamente relacionados com forças inerciais proporcionais às suas massas. Neste trabalho, é aplicado um carregamento num mecanismo de quatro barras a fim de se realizar uma análise das tensões e a otimização topológica dos elos em suas posições críticas através de ferramentas no software ANSYS®. O processo visa retirar material e distribuir o essencial de maneira ótima. Após obtida a topologia otimizada, são feitas novas análises de tensões, para validar o projeto e verificar se o mecanismo otimizado suporta o carregamento a que está submetido.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Ana Paula Carvalho da
dc.contributor.advisor-co1Silva, Cláudio Tavares da
dc.contributor.referee1Silva, Ana Paula Carvalho da
dc.contributor.referee2Silva, Cláudio Tavares da
dc.contributor.referee3Luersen, Marco Antônio
dc.contributor.referee4Gomes, Marcio Henrique de Avelar
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::TEORIA DOS MECANISMOSpt_BR
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