Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodriguez, Ciro Copetti
dc.date.accessioned2020-11-12T18:25:02Z-
dc.date.available2020-11-12T18:25:02Z-
dc.date.issued2015-03-05
dc.identifier.citationRODRIGUEZ, Ciro Copetti. Atuadores para animatrônicos. 2015. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10245-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectControle pneumáticopt_BR
dc.subjectControle hidráulicopt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.subjectPneumatic controlpt_BR
dc.subjectHydraulic controlpt_BR
dc.subjectAutomationpt_BR
dc.titleAtuadores para animatrônicospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA equipe de Atuadores para Animatrônicos foi selecionada para trabalhar com a Animax Design e desenvolver um modo de testar atuadores elétricos para uso em bonecos robóticos. Atuadores elétricos permitem um maior controle de velocidade e posição em relação a atuadores pneumáticos ou hidráulicos e este é um fator importante para geração de movimentos orgânicos. Os atuadores pneumáticos são consideravelmente mais robustos do que os atuadores elétricos e tal fato se apresenta como um ponto negativo para a mudança de atuadores, desta maneira, a fim de se validar o novo conceito de atuadores, diversos testes foram realizados. A Animax Design definiu restrições quanto aos tipos de atuadores com os quais a equipe deveria trabalhar baseadas em suas práticas e requisitos de aplicações já estabelecidos. Com base nestas restrições, a equipe restringiu o projeto à uma aplicação específica dentre as várias opções possíveis para simplificar a análise e adaptar o problema para os recursos disponíveis. A aplicação escolhida foi o movimento lateral de olhos, gerado por um atuador rotacional. Um equipamento de teste foi desenvolvido de acordo com as restrições, resultando em um mecanismo de seis barras com 70 graus de saída de movimento e controlado para que oscilasse da esquerda para a direita. Este equipamento também foi desenvolvido para ser adaptável a diversos tipos de atuadores. A equipe decidiu testar este mecanismo com o auxílio de dois diferentes tipos de sensores: dois encoders rotacionais, um conectado à saída do atuador e o outro à um dos olhos, e uma webcam de alcance intermediário. Estes sensores foram usados para gravar o teste e checar a qualidade dos movimentos. Uma análise dinâmica do modelo em trabalho foi realizada no mecanismo de teste proposto para garantir que os motores fossem dimensionados corretamente. O objetivo geral do projeto é testar o motor até o ponto de falha, neste caso o ponto em que o motor deixa de realizar movimentos orgânicos. Selecionando um motor muito robusto nenhum dado relativo à falha seria produzido e no caso de um motor muito frágil os resultados não seriam válidos. A forma do atuador também é um aspecto importante porque um motor robusto que realiza a tarefa mas que é muito grande para um boneco animatrônico ainda seria ineficaz. O mecanismo de teste foi construído na primavera de 2013 utilizando ferramentas disponíveis no LDP (Laboratório de Desenvolvimento de Projetos) da Universidade Bucknell. A bancada de testes foi construída inteiramente com alumínio e aço a fim de obter um mecanismo robusto e diversas juntas de baixa fricção foram incorporadas ao mecanismo para remover a possibilidade de desgaste ou carga indevida com o tempo. Uma vez completo o mecanismo de teste foi utilizado para testar dois motores pequenos até o ponto de falha para que o desgaste da vida útil do motor fosse examinado. Os motores funcionaram por aproximadamente 25000 e 200000 ciclos e cada um apresentou um modo diferente de falha. A análise dos resultados mostrou um desgaste significativo no conjunto de redução conectado ao motor com o decorrer do tempo, mas pouco desgaste na armadura do motor. Este tipo de desgaste é indicativo de dente de engrenagem sem perfil evolvente ou com algum defeito de material ou de usinagem. Devido a essas imperfeições uma folga foi criada na caixa de redução, o que acabou por acelerar o desgaste nos dentes da engrenagem. Este fenômeno pode ocorrer também nos atuadores elétricos usados pela Animax Design.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Shooter, Steven
dc.contributor.advisor-co1Vrubel, Alfredo
dc.contributor.referee1Shooter, Steven
dc.contributor.referee2Cherewka, Matthew
dc.contributor.referee3Rivera, Jordan
dc.contributor.referee4Rodriguez, Ciro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2014-2_36.pdf22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.