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dc.creatorCordeiro, Heitor Nogarolli
dc.date.accessioned2020-11-12T18:23:51Z-
dc.date.available2020-11-12T18:23:51Z-
dc.date.issued2014-03-07
dc.identifier.citationCORDEIRO, Heitor Nogarolli. Desenvolvimento de dispositivo para caracterização de pneus automotivos. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10207-
dc.description.abstractThe design of any suspension and steering system should start having the knowledge of the behavior data of the tires that are going to be used. These are the only components in contact with the ground. This means they are responsible exclusively in giving adherence and control to the vehicle. Tire manufacturers rarely provides such data to automobile designers, which gives great importance to the task of acquiring the characteristics of the tire, either by contracting specialized companies or by experimenting the tire with own means. Due to the high costs of third party companies it was developed a sled type device to evaluate the lateral force tire capacity with different normal loads ant drift angles. Should develop a machine with less than R$600 cost, adapting to the reality of most Baja SAE Brazil teams.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectForça (Mecânica)pt_BR
dc.subjectPneumáticos - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAutomóveis - Dispositivos de transmissãopt_BR
dc.subjectPower (Mechanics)pt_BR
dc.subjectTires, Rubber - Developmentpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Transmission devicespt_BR
dc.titleDesenvolvimento de dispositivo para caracterização de pneus automotivospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoTodo projeto de sistema de suspensão e direção veicular deve ter início com o conhecimento das curvas de comportamento dos pneus a serem empregados, pois serão somente estes os componentes em contato com o solo, ou seja, os únicos responsáveis em gerar aderência para o controle do automóvel. Fabricantes de pneus não tem o hábito de fornecer esses dados aos interessados em fazer uso de seus produtos, tornando-se primordial o levantamento das características do pneumático com ensaio próprio ou através de empresas especializadas. Tendo em vista o alto custo de uma caracterização através de terceiros, objetiva-se o desenvolvimento de um dispositivo, do tipo trenó, que permita conhecer a capacidade do pneu gerar força lateral com diferentes ângulos de deriva e cargas normais. Além disso, deve-se desenvolver um equipamento com custo inferior a R$600, se adequando à realidade da maioria das equipes de Baja SAE do Brasil.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Guérios, Maro Rogér
dc.contributor.referee1Guérios, Maro Rogér
dc.contributor.referee2Erthal, Jorge Luiz
dc.contributor.referee3Roso, João Carlos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::ESTATICA E DINAMICA APLICADApt_BR
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